Museu da Casa Brasileira expõe 41 produtos de designers de todo país

Em sua vigésima edição, o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira expõe 41 produtos de designers de todo o país nas três principais salas do espaço. “O objetivo é fazer […]

sex, 28/12/2007 - 16h20 | Do Portal do Governo

Em sua vigésima edição, o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira expõe 41 produtos de designers de todo o país nas três principais salas do espaço. “O objetivo é fazer um mapeamento do que é feito em termos de design no Brasil”, afirma Giancarlo Latorraca, diretor técnico do museu.

O Prêmio recebeu 394 inscrições. Artistas de 14 estados e 42 cidades do Brasil enviaram diversas peças, que foram divididas em oito categorias: Mobiliário, Utensílios, Iluminação, Têxteis e Revestimentos, Equipamentos Eletro-Eletrônicos, Equipamentos de construção, Trabalhos Escritos e Novas Idéias/ Conceitos.

Para chegar aos 41 produtos que compõem a exposição, a comissão julgadora, coordenada pelo professor Auresnede Pires Stephan, avaliou os trabalhos de acordo com diversos requisitos. Os principais foram originalidade e inovação tecnológica.

Dentro desse montante o júri selecionou 11 trabalhos que estarão dispostos no primeiro ambiente do museu. Quatro deles ganharam as primeiras colocações do prêmio, e o restante recebeu menções honrosas e homenagens. A organização do evento destinou R$ 50 mil à premiação dos vencedores.

Entre os projetos que o público pode conhecer na exposição está o Faqueiro 130 peças Arthur Casas. Trata-se de um jogo de talheres de aço inoxidável com polimento de alto brilho, cujas formas foram inspiradas na geometria da jararaca – cobra de cabeça triangular. As extremidades das peças acompanham o formato do réptil. O faqueiro, produzido pelo designer gaúcho Arthur Casas, consegue aliar funcionalidade e originalidade. Por esse motivo levou o prêmio de melhor produto na categoria Utensílios.

Uma curiosidade do evento é o Jipe Stark, que recebeu menção honrosa da comissão julgadora. Produzido pela Questto Design, o carro 4 x 4 esbanja sofisticação e tecnologia tanto nas suas formas como no seu torque. Ele ficará disposto no jardim do MCB.

Outros trabalhos como a Linha de balizadores Cut, de Fernando Prado (SP), a Poltrona Gisele, de Aristeu Pires (RS), o Vaso Rei das Flores, da Megabox Design (PR) e a Lixeira Cápsula, da Bertussi Designdustrial (RS) compõem a exposição, que terminará no dia 20 de janeiro.

XXI Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

Até 20 de janeiro

Terça a domingo, das 10h às 18h

Preço: R$ 4 e meia-entrada – aos domingos, entrada franca

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705

Tel.: 3032-3727

Da Secretaria da Cultura

(FSS)