Museu da Casa Brasileira exibe projetos para bairros carentes de SP

Mostra "Você Está Aqui" abre no próximo dia 21

qua, 11/03/2009 - 8h33 | Do Portal do Governo

O Museu da Casa Brasileira, da Secretaria de Estado da Cultura, e a Escola da Cidade (EC) realizam a mostra Você Está Aqui, com projetos criados pelo Núcleo de Aplicação da EC para melhorar a qualidade de vida em São Paulo. Estarão em exibição maquetes e vídeos dos planos e soluções propostos para bairros paulistanos conhecidos por suas carências em setores como lazer, segurança, áreas verdes ou infraestrutura.

Em um grande painel do Parque da Integração, em Sapopemba, zona leste, com imagem de satélite, será apresentado um dos principais projetos do Núcleo, feito a partir de solicitação da Sabesp com o envolvimento de secretarias e órgãos estaduais e municipais. Nele estarão expostos a região do parque, seus habitantes e as mudanças propostas.

O Núcleo de Aplicação é um dos centros de difusão de conhecimento criados pela Associação de Ensino de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (AEAU-SP). Tem como objetivo proporcionar aos alunos experiência com trabalhos relativos à arquitetura e ao urbanismo, integrados e direcionados às questões sociais, ambientais e culturais.

A mostra também retrata as suas ações diante das questões pertinentes à cidade, sua metodologia, o processo de pesquisa e de elaboração dos projetos, além de uma linha do tempo dos principais trabalhos realizados desde 2000 em parceria com órgãos governamentais e instituições da sociedade civil.

As informações sobre a proposta metodológica serão transmitidas através de um monitor LCD e as maquetes das principais atividades ficarão expostas em vitrinas visíveis nas duas salas da exposição.

Os projetos – Além do projeto para o Parque da Integração (2002/2007) – Sapopemba, poderão ser conhecidos o Criança Esperança/Clube da Turma (2001/2002) – Jardim Ângela, o Cassa – Centro de Assistência Social Santo Agnelo (2001/2003) – Vila Liviero, o Parque das Neblinas (2002/2004) – Mogi das Cruzes, o Projeto Sede Quixote (2003) – Vila Mariana, o Projeto Pique (2004) – Cracolândia, o Trip Cidade/Programa Minivila Olímpica (2000/2004) – Capão Redondo, o Moinho da Luz (2005) – Praça Júlio Prestes e o Espaços Educativos (2005/2007).

Serviço

Exposição Você Está Aqui

De 21 de março a 10 de maio, de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas Abertura: Dia 21, às 11 horas

Entrada franca

Museu da Casa Brasileira – Avenida Faria Lima, 2.705

Telefone 3032-3727 – site www.mcb.sp.gov.br

Do Museu da Casa Brasileira