Museu Casa de Portinari comemora seus 40 anos

Instituição comemora quatro décadas com exibição de vídeos e concurso cultural

qua, 10/03/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

No mês em que completa 40 anos, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, em Brodowski, realizará diversas atividades para homenagear o seu patrono, o pintor Candido Portinari, e, principalmente, o seu público. Entre as ações programadas, os visitantes poderão conferir exibições de vídeos que propõem uma retrospectiva, por meio de fotos, desde a fundação do museu até os dias de hoje.

Para comemorar seu aniversário (14 de março), o espaço cultural lançará três vídeos comemorativos em uma cerimônia para convidados que fizeram parte da história do museu. A primeira apresentação, que reúne imagens de 25 obras em que o pintor retratou a sua casa de Brodowski e que mais tarde se tornaria o museu, será seguida da exibição de fotos do álbum de inauguração do espaço cultural e de imagens antigas e atuais de pessoas que participaram da cerimônia. Por último, será apresentada uma retrospectiva em vídeo das atividades realizadas pela instituição ao longo de seus 40 anos.

No evento, o museu também irá homenagear 35 figuras que estiveram presentes na inauguração e que até hoje têm algum envolvimento com o museu. Entre elas está Amélia Aparecida Sozzafave Franzoni, funcionária da instituição há 20 anos, e sobrinhos de Portinari.

Segundo a coordenadora do museu, Cristiane Maria Patrici, o museu decidiu homenagear seus visitantes, pois reconhece que o envolvimento da população é um dos fatores para seu desenvolvimento. “Esse será um momento de reflexão coletiva, em que poderemos verificar o crescimento do museu da década de 70 para cá. É uma realização muito grande fazer parte de uma história como essa”, acrescenta a coordenadora, que nasceu no ano em que o museu foi inaugurado e cresceu envolvida com a história da instituição.

Completando as comemorações, haverá também um concurso cultural em que os participantes concorrerão a prêmios por meio da elaboração de uma frase que celebre os 40 anos da instituição. Os autores das três melhores criações receberão o livro institucional “Museu Casa de Portinari”, escrito por Jacob Klintowitz.

Serviço
40 anos do Museu Casa de Portinari
Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298, centro – Brodowski – SP)
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 17 horas
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita

Da Secretaria da Cultura