Museu Afro tem exposição com obras de Aleijadinho e do período Barroco

Mostra propõe passeio artístico e conta com cerca de 400 obras em homenagem ao Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida

sex, 04/08/2017 - 8h33 | Do Portal do Governo

Quem é apaixonado por arte não pode perder a mais nova exposição do Museu Afro Brasil. A mostra “Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro” reúne cerca de 400 obras de nomes consagrados, como Mestre Valentim e Aleijadinho e é uma homenagem ao Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Com curadoria de Emanoel Araujo, a exposição introduz o visitante ao espírito do barroco, passando pelas suas referências na cultura erudita e popular, entre os séculos XVII e XIX. Além de traçar variadas manifestações do estilo artístico em Portugal e no Brasil, com ênfase em suas expressões em um país miscigenado.

A azulejaria da igrejinha da Pampulha (em Belo Horizonte), pintada por Portinari, será projetada no ambiente de uma escada desenhada por Oscar Niemeyer, autor do projeto arquitetônico do Pavilhão Manuel da Nóbrega, onde está o Museu Afro Brasil desde 2004.

Tetos de igrejas brasileiras serão também projetados em outro espaço, em uma elegia à influência francesa das igrejas do Carmo, em Salvador (BA), e São Bento e São Francisco da Penitência, no Rio de Janeiro. A artista portuguesa Manuela Pimentel foi convidada a fazer uma instalação sobre a azulejaria lusitana.

Para assinalar o contexto histórico, a exposição registrará a Revolta dos Alfaiates (1798-1799), na Salvador do século XVIII, e apresentará algumas das festas profanas que surgem do advento do barroco: as cavalhadas de Goiás, a luta dos mouros e cristãos, o maracatu, o Rei de Congo e o bumba-meu-boi maranhense.