Museu Afro expõe histórias em quadrinhos africanas

Mostra apresenta obras de roteiristas e desenhistas de 16 países daquele continente

dom, 18/10/2009 - 11h00 | Do Portal do Governo

Começa na quinta-feira, 15, no Museu Afro Brasil, a mostra inédita Picha. A exposição, que ficará em cartaz até o dia 8 de novembro, apresenta obras de roteiristas e desenhistas de 16 países do continente africano e reúne originais de desenhos, álbuns, publicações em revistas e jornais, além de um importante acervo de informações sobre desenhistas, chargistas e caricaturistas. A curadoria é assinada por Sonia M. Bibe Luyten. 

O nome da exposição, Picha, tem origem na língua swahili, ou suali. A expressão significa “desenho” e é uma corruptela da palavra inglesa “picture” (imagem). 

A exposição evidencia a intensa atividade de desenhistas africanos, assim como a realização de festivais de histórias em quadrinhos e a publicação de revistas e álbuns dedicados ao gênero. No Senegal, por exemplo, há um seriado de televisão muito popular, baseado em um personagem de quadrinhos: Goorgoorlu. A vida de Mandela também foi descrita em quadrinhos na África do Sul, e muitas revistas usam Histórias em Quadrinhos para alertar os soldados sobre os perigos da AIDS na Etiópia. 

Os principais nomes do universo dos HQs africanos foram selecionados para a mostra e trazem obras que refletem, em sua maioria, cenas do cotidiano e da realidade sócio-política dos países daquele continente. 

Serviço
Exposição Picha – Histórias em quadrinhos africanas
Local: Museu Afro Brasil
Data: até 8 de novembro
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Parque Ibirapuera
Horário: das 10 às 17 horas, com permanência até as 18 horas de terça a domingo
Informações: (11) 5579-0593
www.museuafrobrasil.com.br
Estacionamento pelo portão 3 do parque Ibirapuera, com zona azul
Acesso a portadores de deficiência
Entrada gratuita

Da Secretaria da Cultura