Museu Afro Brasil participa da Semana Nacional de Museus

Museus e Paisagens Culturais é tema da 14ª Semana Nacional de Museus e acontece de 16 a 22 de maio

dom, 15/05/2016 - 16h49 | Do Portal do Governo

O Museu Afro Brasil participa da 14ª edição da Semana Nacional de Museu. O evento acontece nos dias 17, 19 e 21 de maio de 2016, com a participação com as Oficinas “Pau-a-pique na paisagem paulistana: conhecimento, técnica e sustentabilidade” e de Roda de Conversa “Museu Afro Brasil em terras de Akpalôs”.

A Semana Nacional de Museus é coordenada pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus e acontece todos os anos em celebração ao Dia Internacional dos museus, que é 18 de maio. Este ano, entre 16 e 22 de maio, a programação de 1.236 museus e instituições culturais brasileiras serão sobre o tema “Museus e Paisagens Culturais”, proposto pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus.

Nos dias 17 (terça-feira), 19 (quinta-feira) e 21 (sábado), acontece, às 13h30, uma visita temática à exposição de longa duração do Museu Afro Brasil, mediando assim os espaços que abordam ou estão relacionados a tipos de técnicas construtivas utilizadas no Brasil. Em seguida, o público será convidado a conhecer o processo construtivo de pau-a-pique, por meio da construção de pequenas casas, utilizando papelão, caixa, argila, palha, folhas e gravetos.

A oficina tem aproximadamente 3 horas de duração, com limite de vagas e é necessária inscrição prévia.

Outra atividade, especialmente programada para a Semana Nacional de Museus, é a Roda de Conversa: Museu Afro Brasil em terras de Akpalôs, a partir do projeto Akpalô, desenvolvido pelo Núcleo de Educação da instituição. Esta roda de conversa acontece sábado, dia 21 de maio. O espaço também está exibindo as exposições temporárias “Evocações. Doze artistas mulheres e as múltiplas linguagens criativas” e “A luz do Mundo onde há Fronteiras”, do artista Nobuo Mitsunashi.

A inscrição prévia, tanto para participar da Roda de Conversa e/ou da oficina temática, é feita pelo e-mail eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br.

SERVIÇO
Oficinas “Pau-a-pique na paisagem paulistana: conhecimento, técnica e sustentabilidade”
Dias 17, 19 e 21 de maio de 2016 -13h30
Roda de Conversa “Museu Afro Brasil em terras de Akpalôs” 
Dia 21 de maio de 2016 – 10h

Entrada gratuita – participantes devem chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de Acolhimento
Não será permitida a entrada após o início da atividade

Do Portal do Governo do Estado