Museu Afro Brasil mostra trajetória de Luther King e Obama

Mostra retrata conquistas do movimento negro com fotos, desenhos, caricaturas e textos

sáb, 21/11/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

(atualizado 23 de novembro)

Foi aberta na sexta, 20, a exposição “Eu tenho um sonho: de King a Obama – a saga negra do norte” no Museu Afro Brasil, na capital. O evento faz parte da programação da Secretaria da Cultura para comemorar o Mês da Consciência Negra. A exposição tem entrada gratuita e estará aberta até o dia 25 de janeiro.

A posse de Barack Obama, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, se deu após 45 anos do discurso de Martin Luther King “Eu tenho um sonho”, que marcou a luta do movimento negro pelo reconhecimento das diferenças e da coexistência das raças naquele país.

A exposição mostra a trajetória desses dois símbolos das conquistas do movimento negro com fotos, desenhos, caricaturas, textos, vídeos, objetos de campanha e cartazes que retratam a luta pelos direitos civis da população negra estadunidense.

São 100 imagens de fotógrafos afroamericanos da Associação Exposure Group e do fotógrafo pessoal de Barack Obama, Pete Souza. Além disso, 10 artistas plásticos foram convidados pelo diretor curador do museu, Emanoel Araújo, para produzirem especialmente para mostra. São eles: Antônio Hélio Cabral, Antônio Peticov, Granato, Cláudio Tozzi, Florian Raiss, Helena Sadenberg, Melim, Newton Mesquita, Onesto e George Preston.

A exposição foi organizada com o apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo e da Secretaria da Cultura.

Serviço

Exposição “Eu tenho um sonho: de King a Obama – a saga negra do norte”
Data: até 25 de janeiro de 2010
Horário: das 10 às 17 horas
Local: Museu Afro Brasil
Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, s/nº, Pavilhão Manoel da Nóbrega – Parque do Ibirapuera, portão 10 – São Paulo – SP

Da Secretaria da Cultura