Museu Afro Brasil fecha parceria com a Google Cultural Institute

Por meio da ferramenta Street View, você pode se movimentar dentro do museu e até mesmo selecionar uma obra do seu interesse que esteja disponível

sáb, 30/01/2016 - 14h13 | Do Portal do Governo

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, acaba de fechar uma parceria com a Google Cultural Institute. Agora, de qualquer lugar do mundo, você pode visitar virtualmente o equipamento.

Por meio da ferramenta Street View, você pode se movimentar dentro do museu e até mesmo selecionar uma obra do seu interesse que esteja disponível, e com apenas um clique descobrir muito mais.

O equipamento “trolley”, especialmente desenvolvido para o Street View, capturou imagens em 360 graus de coleções pré-selecionadas, um trabalho conjunto entre as duas instituições, permitindo uma navegação tranquila em aproximadamente 10 mil m2 de área expositiva, especialmente as dedicadas às exposições temporárias e à exposição de longa duração, que ocupam os 3 pisos do Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, do arquiteto Oscar Niemeyer, dentro do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Algumas exposições temporárias que já estiveram em exibição passaram por uma curadoria especial para continuar disponíveis virtualmente, como é o caso de “Espírito da África – Os reis africanos” que exibe fotografias de Alfred Weidinger, o conhecido fotógrafo austríaco especializado em África que buscou os remanescentes das monarquias dos maiores reinados africanos. E também a “Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão”, uma mostra temporária que ficou em exibição por mais de 2 anos devido ao seu grande sucesso de público.

Outra atração disponível é a exposição “O Banzo, o Amor e a Cozinha de casa”, do artista Sidney Amaral que venceu o Prêmio Funarte de Arte Negra 2012.

Além, claro, do próprio acervo do Museu Afro Brasil, que ganhou destaque nas galerias virtuais da Google Cultural Institute.

“É grande a importância para o Museu Afro Brasil, a ampliação do acesso a essas coleções que esta tecnologia permite. É incrível poder levar a qualquer pessoa, onde quer que ela esteja, a qualquer hora, com apenas alguns cliques, usando a internet, obras e coleções de tamanha relevância para a cultura brasileira”, comenta Natalia Moriyama, coordenadora de Desenvolvimento Institucional do Museu Afro Brasil.

As duas instituições prometem novidades ainda para 2016.

Para acessar o acervo virtual do Museu Afro na Google Cultural Institute, clique aqui.

Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque Ibirapuera – Portão 10
São Paulo / SP – 04094 050
Fone: (11) 3320-8900
www.museuafrobrasil.org.br

Do Portal do Governo do Estado