Museu Afro Brasil celebra Dia da Consciência Negra

Entre os destaques da programação do próximo dia 20 estão um cancioneiro do Congo e samba de roda, além de música, livro e visita temática

qui, 17/11/2016 - 11h31 | Do Portal do Governo

Lançamento de livro, apresentações musicais e visita temática são as atividades programadas para acontecer no próximo domingo (20), Dia Nacional da Consciência Negra, no Museu Afro Brasil, em São Paulo.

O grupo musical “Os Escolhidos”, composto por cantores da República Democrática do Congo, e a banda “Limão Rosa”, do mestre Limãozinho e professora Rose, são as atrações musicais do dia. O repertório de “Os Escolhidos” inclui musicas tradicionais do Congo e Angola, cantadas em kikongo, lingala e swalili, além de canções autorais em português. Já o grupo “Limão Rosa” é formado por um dos grandes nomes do samba de roda, mestre Limãozinho.

A programação conta com o lançamento do livro “Tornar-se Escravo no Brasil do Século XIX”, que traz parte do acervo de Ruy Souza e Silva como fotografias, documentos e gravuras que abordam a situação do negro durante o século XIX. O colecionador é colaborador de exposições do Museu Afro Brasil e doador de livros raros para a biblioteca da instituição. Souza e Silva possui uma vasta coleção particular e foi curador da exposição “Brasilianas” no Itaú Cultural.

Quem for assistir aos shows e ao lançamento do livro também pode a visita temática “Resistir para viver: história, memória e arte”, sobre artes e relações raciais. Os visitantes serão provocados a pensar sobre a resistência da população negra no campo artístico brasileiro.

Para participar, é preciso chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento.

SERVIÇO
20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra
11h – lançamento do livro “Tornar-se Escravo no Brasil do Século XIX”
11h30 – Apresentação do grupo Os Escolhidos
12h30 – Apresentação musical do grupo Limão Rosa
15h – Visita temática “Resistir para viver: história, memória e arte”
Museu Afro Brasil – Av. Pedro Álvares Cabral – Parque Ibirapuera – Portão 10
#SPContraoRacismo

Do Portal do Governo do Estado