Museu Afro Brasil apresenta mostras de fotografia e pintura

Vá e confira as exposições Mercado das pulgas, do fotógrafo Christopher Rauschenberg, e Ladeira do Desterro, do artista espanhol Uiso Alemany

qua, 28/04/2010 - 19h30 | Do Portal do Governo

Até o dia 22 de maio, quem visitar o Museu Afro Brasil poderá conferir duas exposições: Mercado das pulgas, do fotógrafo Christopher Rauschenberg, e Ladeira do Desterro, do artista espanhol Uiso Alemany.

A primeira é uma mostra inédita que reúne uma série de fotografias realizadas no Mercado das Pulgas, em Saint-Ouen, ao norte de Paris (França). Conhecido pela grande variedade de brechós, o local é uma referência mundial, onde se comercializam antiguidades, artigos usados ou de fabricação artesanal. É um dos maiores mercados de pulgas do mundo, um verdadeiro museu de antiguidades, como diz Christopher Rauschenberg.

O trabalho de registro do artista começou em Preto e Branco (P&B), em 1988 e 1989, há mais de vinte anos atrás, e prosseguiu entre novembro de 2008 e maio de 2009. O artista homenageia os mercadores de Saint-Ouen, que criam este “fluxo de mundo”. O local não é apenas um comércio, mas também um lugar que aspira arte e poesia.

Já Ladeira do Desterro são obras produzidas por Uiso Alemany durante o período em que ele morou em Salvador, na Bahia. Com uma pintura contemporânea e inquieta, o artista dedicou sua atenção sobre a paisagem humana, pessoas que vivem nas ruas e que lutam diariamente para se manter vivas, como ele mesmo definiu. Ele permaneceu em um atelier na rua que dá nome à mostra.

Serviço
Exposições Mercado das Pulgas e Ladeira do Desterro
Até 22 de maio
Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque Ibirapuera – Portão 10
Funcionamento: de terça a domingo – das 10 às 17 horas (permanência até às 18 horas)
Estacionamento: Portão 3 – Parque Ibirapuera (Zona Azul)
Entrada: Grátis
Informações: (11) 5579-0593

Da Secretaria da Cultura