Museu Afro Brasil apresenta mostra de arte contemporânea africana

Exposição de longa duração traça um panorama da recente criação visual do continente

qui, 28/05/2015 - 13h04 | Do Portal do Governo

O Museu Afro Brasil chegou para colocar os pingos nos “is”. Desde o dia 25 de maio, dia Internacional da África, a maior mostra de arte contemporânea africana já realizada no Brasil está aberta ao público. Mas é uma exposição bem diferente do que a mídia criou no imaginário popular.

Os traços que nos unem ao continente africano, os mesmos que durante muito tempo ficaram esquecidos e escondidos pelo racismo cordial característico da sociedade brasileira, nos impulsionam a buscar uma África que é, muitas vezes, criada pelo imaginário. As imagens veiculadas pela mídia são frequentemente miserabilistas ou então sonhadas e idealizadas, aquelas de práticas culturais originárias e de uma África que já não corresponde à atual.

A exposição conta com cerca de 100 obras que dialogam com a pluralidade de experiências estéticas e sociais presentes nas diversas regiões do continente, de autoria de mais de 20 artistas. Obras que foram concebidas em diversos suportes e linguagens, além de outras peças pertencentes ao acervo do museu e à coleção particular de Emanoel Araujo, diretor curatorial do Museu Afro Brasil.

A programação inclui instalações, pinturas, vídeos, esculturas, moda e um encontro para discussões com os artistas. O projeto Africa Africans traça um panorama da recente criação visual do continente por meio de obras de artistas de diversos países africanos. A entrada é gratuita e aberta para todas as idades.

SERVIÇO
Exposição Africa Africans
Museu Afro Brasil (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera, Portão 10, São Paulo)
Até 30 de agosto
De terça-feira a domingo, das 10h às 17h, com permanência até as 18hs
Entrada gratuita
Informações: (11) 3320-8900
www.museuafrobrasil.org.br

Do Portal do Governo do Estado