Muros da Estação Brás vão ganhar novo visual

Ação integra o projeto "Galeria de Arte a Céu Aberto - Nos Muros da CPTM"

sáb, 17/10/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

A partir deste final de semana, 17 e 18, a primeira ação artística do projeto “Galeria de Arte a Céu Aberto – Nos Muros da CPTM” irá transformar o visual dos muros da Estação Brás. O artista plástico Paulo Camillo Penna fará uma intervenção para renovar e dar um novo visual ao local. 

A nova estética da estação Brás será feita por meio de colagem de uma série de xilogravuras realizadas a partir do poema “As Metamorfoses”, de Ovídio. O objetivo é provocar uma reflexão sobre as relações entre a cidade, sua história e geografia.  

Todas as imagens serão produzidas nos tamanhos 90 cm x 60 cm. As colagens serão feitas com cola PVA e receberão uma camada de verniz para proteção extra. 

As intervenções serão feitas no muro ao lado da oficina, na saída da Estação Brás em direção ao Tatuapé (Linha 12-Safira); no muro e na casa em frente à entrada da oficina, na saída da estação; e, por último, no muro próximo à saída do Brás em direção à Mooca (Linha 10-Turquesa).

Arte para todos 

Em maio, a CPTM firmou parceria com a Associação Cidade Escola Aprendiz para transformar o espaço interno da Estação Júlio Prestes (Linha 8-Diamante) numa oficina de arte pública. Foi a partir dessa iniciativa que nasceu o “Galeria de Arte a Céu Aberto – Nos Muros da CPTM”. 

A ação promove a inclusão social de jovens da região central da cidade de São Paulo e de usuários da CPTM, por meio de atividades educativas e culturais, com oficinas nas áreas de Artes Plásticas, Música e Teatro. Além disso, criará uma grande exposição de arte pública, com painéis de intervenções urbanas instalados nos muros das estações.   

Paulo Camillo Penna também participará do projeto na Oficina de Arte instalada na Estação Júlio Prestes, compartilhando sua experiência com jovens e usuários do sistema.   

Da CPTM