Muros da CPTM recebem ilustrações da Copa do Mundo

Serão decorados com grafites muros da Estação Domingos de Moraes e Espaço Cultural Brás

seg, 24/05/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

Futebol combina com trem? Falando assim, parece que não, mas os dois estão muito mais ligados do que se imagina. É que quem trouxe o futebol para o Brasil foi o ferroviário Charles Miller, funcionário da extinta São Paulo Railway, a atual Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A CPTM já está entrando no ritmo da Copa. A empresa vai decorar os muros internos e externos da Estação Domingos de Moraes (Linha 8-Diamante) e o Espaço Cultural do Brás com grafites sobre a competição mais importante do futebol. A ação também faz parte dos 18 anos da CPTM. Sob a curadoria de Binho Ribeiro e o apoio da Sherwillians, até esta quarta-feira, 26, dez artistas produzirão um painel de grafite contando a história do futebol e algumas curiosidades.

O futebol foi introduzido no Brasil pelo ferroviário Charles Miller, funcionário da extinta São Paulo Railway, que deu origem às linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM. A primeira partida de futebol aconteceu no Pari, entre os empregados da companhia The São Paulo Railway e da Companhia de Gás. Os ferroviários venceram de 4X2.

Galeria de arte a céu aberto

O projeto foi criado em maio de 2009, com a montagem de uma oficina na Estação Júlio Prestes. O objetivo é promover a inclusão social de jovens da região central da cidade de São Paulo e usuários da CPTM, por meio de atividades educativas e culturais, com oficinas nas áreas de artes plásticas, música e teatro. Outra função do projeto é realizar uma grande exposição de arte pública, com painéis de intervenções urbanas instalados nos muros das estações, a fim de recuperar e preservar um patrimônio constantemente sujeito à deterioração por atos de vandalismo.

Da CPTM