Muro da Estação Santo André da CPTM será grafitado neste domingo, 16

O muro a ser grafitado fica na rua Itambé, área central da cidade, entre o ABC Plaza Shopping e a Estação Santo André, próximo de um terminal urbano d

sáb, 15/12/2007 - 11h06 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) levará a arte do grafite para Santo André, neste domingo (16), quando 20 artistas revitalizarão aproximadamente 80 metros do muro externo da estação de trem, entre 9 e 17 horas. Intitulada “Estação da Cor CPTM”, a exposição integra o Projeto Grafite desenvolvido pela companhia.

O muro a ser grafitado fica na rua Itambé, área central da cidade, entre o ABC Plaza Shopping e a Estação Santo André, próximo de um terminal urbano de ônibus. Além de reunir grafiteiros e público em um encontro artístico, a ação procura despertar a atenção das pessoas que passam pelo local diariamente.

Para Fabio “DOES”, artista que coordenará o trabalho, esta é uma oportunidade para atrair a curiosidade e convidar os transeuntes para analisar a obra. “A pessoa muda sua visão, passa a ver essa arte com outros olhos, fugindo do cotidiano. Queremos que ela pare para admirar o desenho e tente entendê-lo, interpretando o que queremos dizer”.

Além disso, a iniciativa é ótima para revitalizar o muro, hoje, escondido em meio aos cartazes publicitários nele afixados, contribuindo para a limpeza da poluição visual. “Esse é um local de bastante movimento, principalmente de carros. Ao pintar o muro, a gente tira a atenção dessa poluição”, disse DOES.

A revitalização do muro e a confecção dos desenhos poderá ser conferida, ao vivo, por quem estiver passando pelo local neste domingo.

A CPTM aposta nessa arte

Com o intuito de inibir o vandalismo nos trens e estações da CPTM, em 2001 surgiu o “Projeto Grafite”. Desde então, diversas estações, trens e demais espaços vêm se transformando em grandes galerias de arte contemporânea e popular.

Com esta iniciativa, o grafite ganhou espaço na empresa, chamando a atenção da imprensa para algo inusitado: levar a arte para a população no trajeto de casa ou do trabalho sem pagar nada. O grafite é uma forma de humanizar os espaços, preservar o patrimônio público e integrar os jovens em atividades de inclusão social.

Serviço:

Estação da Cor CPTM

Dia 16/12, das 9h às 17h, os artistas confeccionarão as pinturas nos muros ao vivo

End.: R. Itambé (próximo da Estação Santo André da CPTM)

Grátis.

Da CPTM

(M.C.)