Muro da estação Brás vira painel de arte

Ação integra o projeto "Galeria de Arte a Céu Aberto - Nos Muros da CPTM"

sáb, 24/10/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

O artista plástico Paulo Camillo Penna dá continuidade à primeira ação artística do projeto “Galeria de Arte a Céu Aberto – Nos Muros da CPTM” neste final de semana, 24 e 25. Ele lidera uma equipe de artistas que estão transformando o muro da Estação Brás num imenso painel de arte com xilogravura (arte de fazer gravuras em relevo sobre madeira). 

O muro recebeu pintura em vermelho, como fundo do painel, e as obras em xilogravura são coladas ao longo do trecho. O tema foi baseado no poema “As Metamorfoses”, de Ovídio. O objetivo é provocar uma reflexão sobre as relações entre a cidade, sua história e geografia. 

Todas as imagens foram produzidas nos tamanhos 90 cm x 60 cm. As colagens são feitas com cola PVA e recebem uma camada de verniz para proteção extra. 

Arte para todos 

Em maio deste ano, a CPTM firmou parceria com a Associação Cidade Escola Aprendiz para transformar o espaço interno da Estação Júlio Prestes (Linha 8-Diamante) numa oficina de arte pública. Foi a partir dessa iniciativa que nasceu o “Galeria de Arte a Céu Aberto – Nos Muros da CPTM”. 

A ação promove a inclusão social de jovens da região central da cidade de São Paulo e de usuários da CPTM, por meio de atividades educativas e culturais. 

Da CPTM