Muro da CPTM na Estação Mooca será grafitado neste final de semana

Vinte grafiteiros, sob coordenação do artista Nossa, farão um painel artístico no espaço localizado na Av. Presidente Wilson

sex, 19/09/2008 - 18h42 | Do Portal do Governo

Neste final de semana (20 e 21), um espaço de 120 metros do muro externo da Estação Mooca da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai ganhar uma cara nova. Vinte grafiteiros, sob coordenação do artista Nossa, farão um painel artístico no espaço localizado na Av. Presidente Wilson, a 600 metros da estação. Quem passar pela região no sábado e no domingo, entre 10h e 17h, poderá conferir os trabalhos sendo confeccionados ao vivo.

O evento é parte do “Projeto Grafite” da CPTM, e marcará o 1º encontro de Grafite da Mooca. Cada artista terá 4 metros para realizar o seu trabalho. Os 20 grafiteiros são: Peko, Junk, Esprei 704, Ronah, Bts, Fat, Falge, Ícone, Esso, Nem, Nossa, Nev, Gueto, Aline tsc, Mundo tsc, Zopes tsc, Dedot, Eph, Estopa, Evol, Feik, Filur, Latex, Nica, Retos, Salmos e Tikka.

A CPTM aposta nessa arte

Com o objetivo de inibir o vandalismo nos trens e estações da CPTM, em 2001 surgiu o “Projeto Grafite”. Desde então, diversas estações, trens e demais espaços vêm se transformando em grandes galerias de arte contemporânea e popular.

Com essa abertura, o grafite ganhou espaço na empresa, chamando a atenção da imprensa para algo inusitado: levar arte para a população no trajeto de casa ou do trabalho sem pagar nada. O grafite é uma forma de humanizar os espaços, preservar o patrimônio público e integrar os jovens em atividades de inclusão social.

Da CPTM