Murais de grafite retratam a mulher em estações da CPTM

Iniciativa promove inclusão social de jovens por meio de atividades culturais e, ao mesmo tempo, transforma os muros da ferrovia em grandes exposições de arte

qua, 28/04/2010 - 11h30 | Do Portal do Governo

A “mulher” é o tema escolhido por um grupo de artistas grafiteiros que estão colorindo três estações da CPTM: José Bonifácio, na Linha 11-Coral (zona leste), Julio Prestes, na Linha 8-Diamante (região central) e Grajaú, na Linha 9-Esmeralda (zona sul).

Um dos destaques é um painel, de 15 m x 3 m, em um muro localizado na saída da Estação Julio Prestes, que ficará bem visível aos usuários dos trens. O mural começou a ser desenhado na segunda-feira, 26, e deverá ser concluído entre dois e três dias.

Além do artista Eymard Ribeiro, coordenador do projeto, assinam os trabalhos os grafiteiros Mauro Neri, Paulo Ito, Raul Zito e Marina Zumi (Argentina). Para viabilizar a ação, a Colorgin, parceira da CPTM nas ações de grafite, forneceu o material necessário (90 latas de tinta spray e látex, sendo aproximadamente 30 latas por obra).

A iniciativa faz parte do projeto “Galeria de Arte a Céu Aberto nos Muros da CPTM”, que visa promover a inclusão social de jovens por meio de atividades culturais e, ao mesmo tempo, transformar os muros da ferrovia em grandes exposições de arte. Além disso, o projeto incentiva a preservação do patrimônio público e ajuda a combater o vandalismo.

Para dar suporte ao projeto, um espaço de 200 m², na Estação Julio Prestes, foi transformado em núcleo público de produção artística, com utilização de elementos da cultura urbana.

Da CPTM