Municípios podem se cadastrar em planejamento agrícola

Idéia é favorecer o aumento do IDH de alguns municípios por meio do planejamento da produção agrícola

qua, 11/03/2009 - 12h43 | Do Portal do Governo

Novo Sistema de Planejamento Agrícola está disponível, pela Internet, para 5.564 municípios brasileiros. O programa foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

O objetivo, de acordo com o professor do Cepagri e coordenador do projeto, Hilton Silveira Pinto, é favorecer o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de alguns municípios por meio do planejamento da produção agrícola, tendo como foco a assistência à agricultura familiar. “Os municípios têm acesso a dados de produção agrícola e informações socioeconômicas”, explica o professor. Segunda-feira (9), representantes de alguns municípios participaram de treinamento para operar o sistema, na Embrapa Informática, no câmpus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Ações efetivas – Por enquanto, quatro cidades do Estado de São Paulo estão cadastradas: Pedreira, Sud Minuci, Juquiá e Itapirapuã Paulista. Elas têm acesso a informações sobre a cultura da região, total de área plantada e produtividade. De acordo com o coordenador, o sistema envolve localizações por GPS e via satélite. “Isso é importante para que as administrações públicas tenham ações efetivas em campos específicos”, acrescenta o professor. A ideia inicial era aplicar o sistema a 34 municípios paulistas que apresentavam IDH baixo. Como a experiência foi bem-sucedida em um projeto-piloto desenvolvido em Taquarituba, os coordenadores decidiram ampliar a iniciativa para todo o Brasil.

Serviço

Municípios podem se cadastrar no Cepagri, pelos telefones (19) 3521-2460 ou 3521-2463

 Da Unicamp