Municípios paulistas terão de prestar contas pela Internet

Novo sistema do Tribunal de Contas do Estado será obrigatório a partir de 2008

qui, 22/11/2007 - 10h49 | Do Portal do Governo

A prestação de contas de 644 municípios paulistas passará a ser realizada obrigatoriamente pela Internet a partir de 2008. A decisão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) só não abrange a capital, que dispõe de órgão próprio de fiscalização, o Tribunal de Contas do Município. A iniciativa é resultado do projeto Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos (Audesp), sistema pelo qual serão enviadas e analisadas as informações contábeis dos municípios. “Este é um momento importante para o Tribunal de Contas, que marca nova etapa na sua atividade-fim: a fiscalização. Com o projeto, a auditoria vai melhorar, pois a prestação de contas terá outra dimensão, ganhando em tempo, dinheiro e qualidade do trabalho”, afirma o presidente do TCE, Antônio Roque Citadini. 

On-line – Inicialmente, a Audesp se concentrará na coleta e análise de dados do planejamento orçamentário e da contabilidade das cidades paulistas. Uma vantagem desse método é a possibilidade de acompanhamento em tempo real dos indicadores sociais e financeiros dos programas governamentais, que serão apresentados na forma de relatórios. Essas informações poderão ser consultadas por qualquer pessoa que tenha acesso à rede virtual.

Para utilizar a Audesp, os municípios precisarão integrar as informações de todos os órgãos públicos locais para enviar ao TCE. O município de Sorocaba, que serviu de modelo para o desenvolvimento do sistema, está pronto para repassar os dados pelo novo meio. Lá, a prefeitura, a câmara municipal e outras autarquias compartilham o mesmo modelo de transmissão de informações, desenvolvido pela Consultoria em Administração Municipal (Conam), empresa que presta assessoria a diversas administrações públicas de São Paulo e de outros Estados.

“A utilização da tecnologia para tornar mais rápida a análise de dados vai servir não somente para melhor avaliação das finanças, mas também dos resultados sociais dos municípios”, afirma o prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi.

Com a obrigatoriedade de utilizar a Audesp a partir do ano que vem, todos os municípios terão de se adaptar ao modelo do TCE. “Quando as diversas instituições municipais utilizam soluções de informática diferentes, o trabalho de consolidação das informações fica prejudicado”, explica o diretor da Conam, Walter Penninck Caetano. Segundo ele, com o novo sistema de remessa eletrônica, os serviços de fiscalização serão aprimorados, o que resultará, entre outros fatores, em rapidez, precisão e diminuição de documentos impressos. 

Do TCE