Municípios ganham recursos e certificado por ações ambientais

Mais de 100 municípios firmaram convênio para receber equipamentos para controle e adequação de aterros sanitários

sáb, 24/04/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Mais de 100 municípios firmaram convênio com o Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop) para o recebimento de recursos na forma de equipamentos para controle e adequação de aterros sanitários, pá carregadeiras, retroescavadeiras e caminhões compactadores. Além disso, terão à disposição verbas para a implementação da coleta seletiva nos municípios, a aquisição de caminhões e a criação de centros de triagem. O valor total de convênios será de R$ 13.186 mil.

Na ocasião da assinatura do convênio, os municípios de Alfredo Marcondes, Barretos, Bocaina, Pontalinda, Ribeirão do Sul, Santos, São José do Barreiro, Taquarivaí, Borborema, Guzolândia, Piedade e Rubineia, que fizeram a lição de casa na área ambiental, receberão o certificado de Município Verde Azul. Das 12 prefeituras, oito pediram revisão de nota no programa, e quatro tinham sido pré-certificadas em dezembro de 2009. Após terem solucionado pendências relacionadas ao tratamento de esgoto e a destinação de resíduos sólidos, vão receber o certificado definitivo.

O Projeto Ambiental Estratégico Município Verde Azul tem como objetivo descentralizar a agenda ambiental, de forma a inseri-la na agenda política dos municípios, melhorando a qualidade de vida da população. Em 2008, o primeiro ano de avaliação, 44 prefeituras receberam o certificado. Já em dezembro de 2009, foram 156. Com a entrega do prêmio aos 12 municípios, o ranking passa a contar com 168 cidades mais verdes e azuis. As assinaturas de convênio e a entrega de certificados Município Verde Azul ocorreram na sede da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Da Agência Imprensa Oficial