Municípios ganham “consultor” da saúde

Profissionais irão desenvolver ações voltadas para a melhoria da atenção básica nos municípios

seg, 09/02/2009 - 17h04 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde lançou nesta segunda-feira, 9, um projeto inédito aos municípios paulistas. Pela primeira vez a pasta vai criar o consultor da saúde, que vai atender de forma personalizada e individualizada as cidades do Estado. Esses profissionais irão auxiliar os gestores municipais na identificação de problemas e na formulação de estratégias para melhorar a qualidade da assistência na área da atenção básica, reduzindo a mortalidade infantil e materna, por exemplo.

Para isso, cada um dos 81 consultores terá de morar na região onde irá desenvolver o trabalho. Cada consultor irá atuar em apenas dez municípios de uma mesma região. Serão selecionados, prioritariamente, municípios com menos de 100 mil habitantes.

Foram inscritos no programa mais de 722 servidores da pasta. Desses, 124 foram selecionados para a segunda fase, levando-se em conta a análise curricular e a experiência de cada um na área de saúde coletiva. Nesta segunda-feira, em Piracicaba, eles passarão por um curso seletivo do qual serão selecionados os 81 consultores, que deverão iniciar os trabalhos em abril.

“Esse é um trabalho complementar que a Secretaria está desenvolvendo de apoio à gestão municipal, visando o fortalecimento da Atenção Básica”, avalia o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Relação de Articuladores por Regional de Saúde

Grande São Paulo – 3
Araçatuba – 5
Araraquara – 4
Baixada Santista -1
Barretos – 2
Bauru – 9
Campinas – 4
Franca – 3
Marília – 8
Piracicaba – 4
Presidente Prudente – 7
Registro – 2
Ribeirão Preto – 3
São João da Boa Vista – 3
São José do Rio Preto – 13
Sorocaba – 5
Taubaté – 5

Da Secretaria da Saúde