Municípios discutem habitação, banco do povo, saúde, defesa civil e meio ambiente.

Mais cinco secretários estaduais participam do 45º Congresso Estadual dos Municípios em Serra Negra

qua, 23/05/2001 - 19h11 | Do Portal do Governo

O 45º Congresso Estadual de Municípios, promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM) na estância de Serra Negra, prosseguiu nesta quarta-feira, dia 23, com a participação de mais cinco secretários do Governo de São Paulo apresentando os principais programas de cada Pasta desenvolvidos especialmente para os municípios.

No painel sobre Habitação, o secretário Francisco Prado falou sobre os avanços que o Governo paulista vem conquistando na área de moradias populares e a importância das prefeituras para a formação de parcerias, visando à construção de um maior número de unidades habitacionais.

‘Mais de 137 mil unidades já foram construídas em São Paulo, um recorde na história da habitação popular no Brasil’, lembrou o secretário. Para estreitar o relacionamento com os 645 municípios de São Paulo, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) tem 12 escritórios regionais espalhados estrategicamente pelo Estado.

‘A proposta destes postos avançados é descentralizar as decisões e agilizar a resolução de problemas locais’, destacou o presidente do órgão, Luiz Antonio Pacheco, que também participou do painel.

Durante a realização do Congresso, iniciado nesta segunda-feira, dia 21, a Secretaria da Habitação assinou convênio com a Febem que vai possibilitar o estágio remunerado na CDHU para adolescentes de 16 a 18 anos que estão em liberdade assistida. O presidente da Febem, Saulo de Abreu Filho, disse que a instituição vai capacitar os menores nos setores administrativos e de informática, cabendo à CDHU colocá-los nas vagas correspondentes.

A Febem tem outros parceiros nesse projeto, como a Imprensa Oficial do Estado. Ao mesmo tempo, o secretário estadual de Esportes e Turismo, Marcos Arbaitman, afirmou que deseja iniciar uma parceria com a Secretaria da Habitação para a construção de centros esportivos nos conjuntos habitacionais da CDHU, com o fornecimento inclusive de todo o material, uniformes e infra-estrutura para o esporte.

Participaram ainda dos painéis desta quarta-feira os secretários Walter Barelli, do Emprego e Relações do Trabalho , Ricardo Trípoli, do Meio Ambiente, Olavo Sant´Anna, da Casa Militar, e José da Silva Guedes, da Saúde. Eles abordaram, respectivamente, os temas Banco do Povo, Agenda 21, A Defesa Civil na Internet e Programas de Saúde em São Paulo.

O Congresso de Municípios prossegue nesta quinta-feira, dia 24, com a participação de mais três secretários estaduais. João Carlos Meirelles, da Agricultura, fala sobre ‘Agronegócio, Emprego e Renda – O Novo Município’; Rose Neubauer, da Educação, participa do painel ‘A Educação em São Paulo’; e André Franco Montoro Filho, da Economia e Planejamento, aborda o tema ‘A Responsabilidade Fiscal e as Administrações Municipais’.

Na sexta-feira, dia 25, estão previstas as participações dos secretários Mauro Arce, da Energia, Antonio Angarita, de Governo e Gestão Estratégica, e José Aníbal, da
Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico
.

O Congresso termina no sábado, 26, com a participação do governador Geraldo Alckmin. O tema geral do evento, organizado pela Associação Paulista de Municípios – APM é ‘O Município do Novo Século’. A edição deste ano leva o nome do governador Mário Covas.