Municípios da Grande SP terão fotos atualizadas de seus territórios

A nova documentação cartográfica facilitará trabalhos de planejamento metropolitano

qua, 23/07/2008 - 10h28 | Do Portal do Governo

Os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo já podem ter uma imagem mais recente e precisa de seus territórios. O interessado poderá, por exemplo, conhecer de fato para onde avançam suas áreas urbanas, a disposição de seus sistemas viários e os processos de ocupação no entorno de locais de preservação ambiental. Há cerca de 20 anos sem elaborar um trabalho cartográfico atualizado dessa abrangência, a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A. (Emplasa) prepara agora as chamadas ortofotocartas digitais (na escala 1:5.000) de toda a região metropolitana. Até o momento, 26 municípios já receberam cópias do material elaborado.

As ortofotocartas são mapas organizados a partir de fotos aéreas tratadas tecnicamente. Para entender melhor, imagine um guia de ruas de uma cidade. Nele, pequenas partes se articulam para formar um todo. Nas ortofotocartas ocorre algo similar: a carta (documento cartográfico) é obtida a partir de um conjunto de ortofotos dispostas seqüencialmente.

As ortofotos – já utilizadas há mais de 15 anos e agora adotadas pela Emplasa – são fotos aéreas que passam por um processo de correção da imagem. Isso é necessário porque, durante o vôo em que são tomadas, ocorrem muitas distorções, causadas pelo modo de aquisição da fotografia aérea e pelos movimentos do avião. A correção permitirá que um ponto ou local da superfície retratada tenha sua posição (latitude e longitude) determinada corretamente na foto.

Outra característica das ortofotocartas é que as fotos que as compõem são em cores e digitais, diferentes da técnica anterior: em preto-e-branco e papel. Fotos digitais facilitam, por exemplo, a utilização das ortofotocartas em Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) e a produção de mapas temáticos sobre a Região Metropolitana de São Paulo.

Menor custo – A adoção da escala 1:5.000 (lê-se um para cinco mil) possibilita estimar a posição correta de pontos no terreno com precisão de até 2,5 metros, suficientes para os mapeamentos utilizados para o planejamento urbano. As ortofotocartas representam também uma alternativa de mais baixo custo, em comparação com outros processos cartográficos convencionais.

Um dos objetivos das ortofotocartas é subsidiar a Emplasa com informações de qualidade, para serem utilizadas nos trabalhos de planejamento metropolitano, explica Gilberto Ramos Alves, gerente da Unidade de Instrumentos para o Planejamento da Emplasa. Outra finalidade é atender os municípios com o fornecimento de imagens atuais e precisas sobre seu território, que possibilitarão o conhecimento de sua situação e a adoção de planos de desenvolvimento. A intenção também é propiciar a troca de dados e informações dos municípios com a Emplasa.

Além de servirem de base para o planejamento da metrópole e dos municípios, as ortofotocartas têm outras aplicações. Elas auxiliam, por exemplo, na fiscalização de obras irregulares e no acompanhamento de questões ambientais. Também permitem simular cenários municipais futuros desejados ou a serem evitados.

Segundo Silverlei Gava, consultor de Geoprocessamento e Cartografia da Emplasa, as ortofotocartas oferecem as informações mais variadas sobre determinado logradouro. “Dá para ter dados sobre a face da quadra, o endereço, extensão, condições do logradouro, entre outras particularidades”.

Parceria – A elaboração de materiais cartográficos atualizados era uma necessidade não apenas da Emplasa. Os próprios municípios chegaram, no ano passado, a sugerir à empresa a sua preparação. A iniciativa da Emplasa para suprir essa necessidade foi a utilização de imagens de satélites. Mas seu uso restringia-se à empresa, não podendo ser repassadas ou utilizadas pelos municípios.

As ortofotocartas, produzidas por empresa especializada, foram viabilizadas a partir de projeto da Sabesp. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo contratou vôos, no ano passado, para a produção de fotografias aéreas e mapeamento da Grande São Paulo e demais regiões metropolitanas paulistas, visando a um projeto de expansão de sua rede de água e esgotos. Essas fotografias possibilitaram a elaboração das ortofotocartas da Região Metropolitana de São Paulo pela Emplasa.

Em princípio, as ortofotos se limitariam à Grande São Paulo. Porém, um acordo com a Secretaria de Estado da Habitação, que também utiliza esse tipo de foto para subsidiar projetos habitacionais, estendeu a sua abrangência para as outras regiões metropolitanas paulistas: Campinas e Baixada Santista, incluindo municípios das proximidades de Bragança Paulista e do Vale do Paraíba. A Emplasa arcará com as ortofotos da Grande São Paulo e a Secretaria da Habitação, com as demais. E as duas instituições compartilharão os materiais. A previsão é que os produtos cartográficos das demais regiões e municípios estejam disponíveis dentro de 60 a 90 dias.

Curso vai abordar aplicações

Para os municípios da Grande São Paulo, as ortofotocartas têm várias aplicações imediatas. Todas as possibilidades serão abordadas em um curso oferecido pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A. (Emplasa). “Vamos capacitar as localidades para trabalhar com o material”, informa Gilberto Ramos Alves, gerente da Unidade de Instrumentos para o Planejamento da Emplasa. A intenção também é que, em ação integrada, os municípios repassem dados à Emplasa. “São informações sobre uma escola ou hospital, que poderão alimentar o EmplasaGeo ou servirão para atualizar o Sistema Cartográfico Metropolitano”.

O EmplasaGeo é um site, disponibilizado recentemente pela Emplasa, que oferece ao cidadão, entre outras informações, a localização exata de determinados serviços existentes nas regiões metropolitanas paulistas, como escolas, hospitais e pontos culturais, além de informações de caráter socioeconômico. O Sistema Cartográfico Metropolitano, instituído por decreto estadual de 1977, é referência obrigatória para os projetos de cartografia e implantação de obras, realizados pelas entidades da administração pública ou iniciativa privada. Esse sistema consiste em um conjunto de normas para o mapeamento sistemático da Região Metropolitana de São Paulo.

Além dos municípios da Grande São Paulo, esses mapas destinam-se a municípios das demais regiões metropolitanas paulistas. Órgãos estaduais podem solicitá-los à Emplasa.

26 municípios já receberam as ortofotocartas

Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Suzano, Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Caetano, Caieiras, Cajamar, Mairiporã, Franco da Rocha, Francisco Morato, Embu, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra. O recebimento é por sub-região da Grande São Paulo.

SERVIÇO

As ortofotocartas são disponibilizadas na forma de DVD. Há previsão também que estejam no EmplasaGeo (www.emplasa.sp.gov.br/emplasageo)

Da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)