Município Verde realiza seminário para prefeituras da bacia do Alto Tietê

Objetivo é orientar prefeituras na elaboração de planos de ação, que fazem parte da segunda fase do projeto

dom, 30/03/2008 - 16h02 | Do Portal do Governo

A equipe técnica do Projeto Ambiental Estratégico “Município Verde” realizou na última quarta-feira (26), no Câmpus II do Instituto Municipal de Ensino Superior – IMES, em São Caetano do Sul, um seminário para orientar as prefeituras da bacia do Alto Tietê na elaboração de planos de ação, que fazem parte da Fase 2 da agenda proposta pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

Segundo o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, o município está engajado no projeto, desenvolvendo ações ambientais para cumprir as metas propostas pela Secretaria do Meio Ambiente. “São Caetano é o primeiro município com mais de 100 mil habitantes que trata 100% do esgoto gerado, quase 30% da frota de ônibus é adaptada para biodiesel e já plantamos cerca de 4.000 mudas em três anos de gestão”, declarou.

Para o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, o projeto constitui um estímulo para que os prefeitos cumpram suas agendas ambientais, e isso será reforçado em junho, quando forem divulgadas as notas obtidas por cada município. “É uma espécie de competição. Quem é que vai ganhar esse campeonato? Quem não quer ganhar esse campeonato?”, brincou.

Graziano também anunciou que, em 2009, os municípios que cumprirem as metas do Município Verde serão privilegiados na obtenção de recursos do Governo do Estado, como os do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO e o Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP. Até ontem, em todo o Estado, 164 planos de ação haviam sido entregues, dos quais apenas cinco são de prefeituras da Bacia do Alto Tietê, onde se encontram 34 municípios.

Após o encerramento do evento, o secretário e o prefeito de São Caetano plantaram uma muda de melaleuca leucadendron, mais conhecida como “sete-capotes”, na calçada do IMES.

Valéria Duarte

Da Secretaria do Meio Ambiente

(L.F.)