Município Verde: evento em Ituverava inicia série de encontros regionais

Primeiro encontro de prefeituras do Programa Município Verde contou com a presença do secretário Xico Graziano

qui, 21/02/2008 - 17h48 | Do Portal do Governo

O Tênis Clube de Ituverava sediou, nesta terça-feira (19), o primeiro encontro Regional Município Verde de Prefeituras de uma série de encontros que serão realizados nas Bacias Hidrográficas. O evento em Ituverava foi aberto pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, e reuniu administradores municipais das Bacias do Sapucaí e Baixo Pardo.

Em sua fala, o secretário destacou a boa aceitação do “Município Verde”, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado de São Paulo, o que, segundo ele, demonstra a preocupação dos gestores municipais com a melhora da qualidade ambiental em suas cidades.

Atualmente, quase 90% dos 645 municípios paulistas aderiram ao Projeto e, destes, 116 já assinaram o Protocolo Verde, documento pelo qual se comprometem com a agenda de dez diretivas ambientais – esgoto tratado; lixo mínimo; mata ciliar; arborização urbana; educação ambiental; habitação sustentável; uso da água; poluição do ar; estrutura ambiental; Conselho de Meio Ambiente – que habilitará a cidade candidata a receber o Certificado Município Verde, que atesta a excelência da comunidade no atendimento das diretivas ambientais. O município que obtiver a melhor avaliação ambiental em cada uma das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos, receberá o Prêmio Governador Franco Montoro.

Da Secretaria do Meio Ambiente

(L.F.)