Município de Salto terá novo parque ecológico

No local, serão desenvolvidas atividades de educação ambiental e turismo ecológico

seg, 29/06/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Governo assinou na sexta-feira, 26, um protocolo de intenções com a prefeitura da estância turística de Salto, na região de Sorocaba, para implantar o Parque da Ilha da Usina, um parque ecológico na ilha que fica ao lado da usina hidrelétrica de Porto Góes, instalada no rio Tietê na década de 20.

A implantação do parque ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Saneamento e Energia e suas vinculadas, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

O documento prevê a realização de estudos técnicos, econômico-financeiros e ambientais para viabilizar a criação de mais um espaço de lazer aos mais de 100 mil habitantes da cidade. No local, serão desenvolvidas atividades de educação ambiental, esporte, arte, cultura e turismo ecológico abertas à comunidade.

Essa iniciativa mostra o empenho do Governo do Estado na proteção ambiental da ilha e na expansão de áreas de lazer que possibilitem um contato mais próximo da população com o meio ambiente”, afirma Dilma Pena, Secretária de Saneamento e Energia.

A ilha, com dimensão de 7,4 hectares e localizada em terreno da EMAE, foi formada após a construção da hidrelétrica de Porto Góes no final dos anos 20 em função da abertura do canal de descarga da usina e mantém até hoje intacta a vegetação natural.