Município de Olímpia vai ganhar Escola Técnica

Unidade terá 160 vagas nos cursos de Administração, Comércio e Contabilidade

qua, 16/12/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, assina nesta quarta-feira, 16, convênio com o prefeito de Olímpia, Eugênio José Zuliani, para criação de uma Escola Técnica (Etec) do Centro Paula Souza.

A unidade começará a partir do 1º semestre de 2010 como classe descentralizada no prédio da antiga sede da delegacia de ensino, na Vila Rodrigues. No total, serão oferecidas 160 vagas nos cursos técnicos gratuitos de Administração, Comércio e Contabilidade. Mais de 200 alunos participaram do processo seletivo no último dia 29 de novembro. Para a implantação da unidade, o Estado investiu R$ 170 mil na compra de mobiliário e equipamentos.

Os cursos

O técnico em Administração é o profissional que executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoque. Além disso, opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material, utilizando ferramentas de informática básica, como suporte às operações organizacionais.

Já o técnico em Comércio aplica métodos de comercialização de bens e serviços, visando à competitividade no mercado. Comunica previsões e demandas aos fornecedores. Efetua controle quantitativo e qualitativo de produtos e procede a sua armazenagem no estabelecimento comercial. Operacionaliza planos de marketing e comunicação, logística, recursos humanos e comercialização.

Por sua vez, o técnico em Contabilidade é o profissional que acompanha as transações financeiras da empresa, organiza a documentação contábil e controla as movimentações. Ele também dá suporte na fiscalização e na consultoria empresarial, executando a contabilidade geral, de custos e gerencial. Além disso, atua no departamento de pessoal e realiza controle patrimonial.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 77,3% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 85,6% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (28,2%), seguido por serviços (18,4%), comércio (14,%), saúde (9,2%), informática (6,6%), educação (4,9%), agropecuária (4,5%) e construção civil (4,3%). As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Da Secretaria de Desenvolvimento