Município de Monte Mor ganha estação para tratar esgotos

Obra ajuda a despoluição da bacia do Rio Capivari; região terá mais qualidade de vida e incentivo ao desenvolvimento socioeconômico

sex, 29/10/2010 - 9h45 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 14h10)

O governador Alberto Goldman e a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, inauguram nesta sexta-feira, 29, a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Monte Mor. A obra, construída pela Sabesp, é uma importante contribuição para o início da despoluição da bacia do Rio Capivari, inserido nas bacias dos rios Piracicaba e Tietê-Sorocaba.

Em seu discurso, Goldman destacou a importância da ETE. “É importante não só para a cidade como para toda a região. O tratamento de esgoto significa melhoria nas condições de saúde para a população que depende do rio e do sistema Capivari. Faz parte de um sistema mais amplo de rios que é toda a bacia do Piracicaba. É extremamente importante que ela toda esteja despoluída. Além de ser um elemento importante para a natureza, ela fornece água potável, que tem tratamento para toda a população da região”, afirmou o governador.

A princípio haverá a fase de testes e avaliação das estruturas e ajustes dos equipamentos, passando em seguida para a etapa de operação assistida. Até dezembro deste ano, a ETE Monte Mor entrará em operação plena, beneficiando uma população de 43 mil habitantes. Nesta etapa são investidos mais de R$ 15 milhões em quatro grandes frentes de trabalho:

1) construção da estação de tratamento de esgotos;
2) implantação de estações elevatórias de esgotos;
3) implantação de coletores-tronco;
4) implantação de emissários.

Durante o evento, foi assinado o protocolo de intenções entre a Sabesp e a Prefeitura de Monte Mor para a efetivação do contrato de programa que deverá reger o saneamento no município nos próximos 30 anos. Até 2014, a Sabesp pretende inserir a cidade no grupo dos municípios que têm 100% dos serviços atendidos.

Outras obras

Também foi autorizado o início das obras do novo sistema produtor de água e da ETE de Elias Fausto, município vizinho também operado pela Sabesp, com investimentos de R$ 4,3 milhões. Com essas obras, a Sabesp busca a universalização de seus serviços nos municípios por ela operados na região da Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), a redução nos índices de mortalidade infantil, além de garantir a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida para a população.

Da Secretaria de Saneamento e Energia e Sabesp