Município de Lins vence 1º Torneio de Basquetebol da Fundação Casa

Na final, instituição assinou convênio com a Confederação Brasileira de Basquete, para instalação de um Centro de Basquetebol Integrado na unidade Rio

sex, 27/04/2007 - 11h45 | Do Portal do Governo

A unidade Rio Dourado (de Lins) venceu, ontem, às 15 horas, no Ginásio Municipal de Rio Claro, o 1º Torneio Estadual de Basquetebol da Fundação Casa, realizado ao longo do último mês, ao derrotar a unidade Ribeirão Preto por 32 a 19. Na ocasião, a Fundação Casa assinou convênio com a Confederação Brasileira de Basquete. A parceria prevê a instalação, na unidade Rio Claro, de um Centro de Basquetebol Integrado, programa da confederação que utiliza essa modalidade esportiva como meio de inserção social dos jovens. A idéia é expandi-lo para outros postos. Quatro equipes garantiram participação na final do torneio, disputada ontem. As unidades Lins e Ribeirão Preto conquistaram o direito de concorrer ao título ao vencerem, respectivamente, Guarujá e Itaquera, em jogos realizados pela manhã. O título de campeão do interior, disputado dia 17, em Ribeirão, ficou com a unidade da própria cidade. A equipe vencedora da região da capital e litoral, em disputa ocorrida dia 19, é o Guarujá.

Não é a primeira vez que a Fundação Casa realiza competições de basquetebol. Anteriormente, ocorreram torneios em âmbito local, como nos complexos Brás (capital) e Ribeirão Preto. O torneio atual, organizado pela Gerência de Educação Física e Esporte da instituição, englobou equipes de 40 postos de todo o Estado – 400 adolescentes. Berenice Giannella, presidente da Fundação Casa, explica que a instituição considera o esporte ferramenta importante na educação dos adolescentes: “A dinâmica de um torneio é, por si só, modelo que o jovem encontrará numa sociedade adequada”. Segundo ela, o importante é deixar claro, na mente do adolescente, que as conquistas na sociedade só são lícitas e válidas quando obtidas respeitando-se regras e padrões de conduta socialmente aceitos. “A idéia do esporte é essa”, observa.

Vínculo de confiança – Na Fundação Casa, todos os internos participam de atividades esportivas. Há duas aulas regulares de Educação Física por semana, integrantes do currículo do ensino fundamental e médio, ministradas por professores vinculados à Secretaria da Educação. Além dessas, os jovens têm três aulas semanais de atividades esportivas, ministradas por educadores da instituição. Dentre as modalidades oferecidas estão basquetebol, voleibol, futebol, handebol, futsal, skate e xadrez. Ao entrarem na instituição, os jovens ficam retraídos, diz Carlos Alberto Robles, gerente de Educação Física e Esportes, que há 21 anos atua na área esportiva da Fundação. “O esporte contribui, num primeiro momento, para os profissionais da instituição estabelecerem vínculo de confiança com os internos. A partir daí, cria-se a possibilidade de passar determinados valores aos internos”, explica Robles. Para o camisa 8 de Lins, destaque no jogo final, o esporte ajuda a distrair a mente.

O professor Dante De Rose Junior, que atuou durante 28 anos na Escola de Educação Física e Esporte da USP e hoje é diretor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, onde é ministrado o curso de Ciências da Atividade Física, explica que o esporte é um fator importante na complementação da formação das pessoas. Segundo ele, a atividade não atua isoladamente: a educação e a cultura têm papel relevante nesse contexto. “O esporte pode oferecer oportunidades de convivência, e isso leva a uma organização social que desperta o senso de responsabilidade, disciplina, além de fatores como bem-estar físico e mental”, completa. O professor da USP afirma desconhecer trabalhos (acadêmicos ou não) que abordem a contribuição do esporte para jovens infratores. A presidente da Fundação Casa informa, porém, que “com base na experiência de nossos educadores, posso dizer que as modalidades ensinadas na instituição auxiliaram no aumento das desinternações em 2006. Pela primeira vez na história da Fundação, o número de saídas de internos superou o de entradas”.

Paulo Henrique

Da Agência Imprensa Oficial