Município de Itanhaém recebe atividades do curso gratuito de Libras

Para inclusão da pessoa com deficiência auditiva, curso ganha destaque no mês da visibilidade da comunidade surda brasileira

seg, 21/09/2020 - 17h30 | Do Portal do Governo

As aulas do curso de educação a distância (EaD) de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para mais de 20 alunos de Itanhaém, no litoral paulista, começam nesta segunda-feira (21). A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do Centro de Tecnologia e Inovação, e a Secretaria Municipal de Educação do município.

O curso, que é totalmente gratuito, já foi ofertado presencialmente no município. Em virtude da pandemia, o formato do curso foi alterado para ser realizado de forma totalmente virtual. Os alunos matriculados poderão acessar os conteúdos e aulas de forma acessível e, ao final do curso, receberão o certificado de conclusão.

As aulas têm como objetivo ampliar as possibilidades de interação pessoal entre pessoas com e sem deficiência auditiva por meio da Língua Brasileira de Sinais. Uma das vertentes é para que as pessoas que prestam serviços de atendimento ao público, principalmente funcionários públicos, possam realizar de uma maneira inclusiva e especializada.

Cursos EaD

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visando à inclusão e à autonomia da pessoa com deficiência, tem oferecido em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação e o Centro de Tecnologia e Inovação e do Serviço de Reabilitação Lucy Montoro – Jardim Humaitá, cursos gratuitos de inclusão digital para pessoas com deficiência.

Com o objetivo de facilitar e incentivar a presença desse público nas plataformas digitais, os cursos são de Alfabetização Digital, Digitação, Redes Sociais e Tecnologia. O curso de Libras também faz parte dessa iniciativa.