Mundo dos insetos é tema de exposição no Instituto Biológico

Evento retrata, de forma lúdica e interativa, os diversos aspectos sobre os insetos

ter, 07/12/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Museu do Instituto Biológico abriga a partir desta terça, 7, a exposição Planeta Inseto, que mostra a importância desses organismos na vida humana. O evento retrata, de forma lúdica e interativa, os diversos aspectos sobre os insetos, de maneira a sensibilizar o público para sua importância na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública.

O evento Planeta Inseto explica o que é um inseto; fala da existência de mais de 1 milhão de espécies conhecidas e de mais outras 7 milhões a serem descobertas; aborda a importância destes animais e curiosidades como imaginar nosso planeta 15% mais leve e com a metade dos seres vivos existentes.

“Aparentemente tão insignificantes, o insetos representam mais da metade do planeta e, somente as formigas, 15% de seu peso”, conta o diretor do Instituto Biológico (IB-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo Antonio Batista Filho. A exposição Planeta Inseto estimula o visitante a conhecer um pouco mais desses animais, mas de uma forma diferente. Há, por exemplo, um zoológico de insetos à disposição do público.

Ainda não se convenceu? Que tal descobrir como as lagartas do bicho da seda fazem uma confortável camisa? E o modo de produção do delicioso mel das abelhas? E, para descontrair, o IB sugere apostar em uma excêntrica corrida de baratas em um “baratódromo”.

Fonte de alimento
O Planeta Inseto vai mostrar ainda povos utilizam insetos como fonte de alimento e, também, aqueles que os treinam para competir em campeonatos de lutas, conta Batista.

A exposição também apresentará ao público as pragas urbanas. Quem são esses insetos que rondam as nossas casas, avançam em nossa comida e podem transmitir doenças.

A mostra ainda aborda insetos que atacam plantações de milho, café, girassol e soja, entre outras culturas que servem de alimento à humanidade. “O objetivo é justamente explorar essa diversidade através de atividades que instigam a curiosidade”, observa Batista. Será possível ao visitante ver de perto abelhas produzindo mel, lagartas produzindo o fio da seda utilizado em nossas roupas, formigas trabalhando em um sistema organizado, cupins reciclando material orgânico entre outras atrações. Tudo apresentado com diversos recursos melhor entendimento, dinamismo e interação, como painéis interativos, microscópios para observação de minúsculas criaturas, jogos, trabalhos manuais, insetoteca e outras curiosidades.

O projeto é coordenado pelo Instituto Biológico e como parceiros a Secretaria da Cultura e o Catavento Cultural e Educacional.

Serviço

Exposição “Planeta Inseto”
Local: Museu do Instituto Biológico
Endereço: Rua Amâncio de Carvalho, 546 – Vila Mariana, São Paulo/SP
Período: Mês de dezembro
Horário: De terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h) – Gratuito

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento