Mulheres vivem dia de modelo em Hospital

Desfile organizado pelo Hospital Pérola Byington tem como objetivo elevar a auto-estima das pacientes

qui, 25/09/2008 - 10h05 | Do Portal do Governo

Luz, som, glamour e belas roupas. Não é de hoje que o universo da moda impressiona mulheres de todo as idades. A rotina das modelos é apenas um sonho para a maioria das mulheres, mas vai se tornar realidade para 23 pacientes em tratamento no Hospital Pérola Byington, da Secretaria da Saúde. Elas serão as estrelas do Desfile da Primavera, que acontece na próxima sexta-feira, 26, no próprio hospital.

O evento, que está na sua quarta edição, tem como objetivo elevar a auto-estima das pacientes que lutam contra doenças graves, entre elas o câncer. “A rotina hospitalar fere gravemente a imagem que essas mulheres têm de si mesmas. Não só pelas transformações físicas impostas pelo tratamento, mas também pela atmosfera, que nem sempre serve de estímulo para uma visão positiva do mundo e das coisas. A oportunidade de estrelar um desfile de moda mostra às pacientes que ainda há muito pelo que festejar”, afirma o diretor do Hospital Pérola Byington, Luiz Henrique Gebrin.

Perda de cabelo, emagrecimento, mudança no tom de pele. Esses são só alguns reflexos que a medicação e a permanência dentro de um hospital trazem. Para as mulheres isso representa um golpe ainda maior. “Períodos longos de internação têm um efeito devastador na auto-estima das mulheres. Elas se vêem despojadas de toda sua feminilidade e isso piora ainda mais o seu quadro geral, diminuindo a eficácia do tratamento. Diante disso, começamos a desenvolver uma série de atividades para resgatar esses elementos característicos do universo feminino e mostrar às pacientes que elas estão longe de deixarem de ser mulheres. O desfile de moda é uma das ações que fazem mais sucesso”, diz Gebrin.

Não pensem que o mundo da moda é feito apenas de roupas bonitas e festa. Para poder participar do desfile as “modelos” tiveram que se dedicar. Desde o início de agosto   elas participam de quatro horas de ensaios semanais sob a supervisão de uma profissional, a modelo Dalva Ferrari.

Cada participante do desfile terá duas trocas de roupas. Isso só foi possível porque foram firmadas parcerias com as lojas Burda, Nutri Sport, Cia. De Moda e as Lojas Pernambucanas. Além do desfile, haverá também um show de MPB da cantora Simone Andrade e a distribuição de rosas as mulheres presentes.

Serviço

Desfile da Primavera
Sexta-feira, 26, às 14h30
Saguão do Hospital Pérola Byington
Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 683 – Bela Vista

Da Secretaria da Saúde