Mulheres são maioria no Poupatempo

Profissionais do sexo feminino representam 63,7% dos colaboradores da instituição

qui, 10/03/2016 - 21h00 | Do Portal do Governo

De um universo total de 13.365 colaboradores em 69 postos e na administração do Poupatempo, 8.526 são mulheres. Esse foi resultado do levantamento realizado pela direção da instituição por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que ocorre todo dia 8 de março.

“A mulher é compreensiva, paciente e solidária para atender o público”, explica a superintendente de Operações do Programa Poupatempo, Tânia Virgínia de Souza. Segundo ela, no recrutamento de pessoal não existe exigência de que o candidato seja do sexo feminino, mas na seleção as candidatas mulheres se destacam por apresentarem talentos considerados importantes no padrão Poupatempo de atendimento.

Ainda de acordo com a superintendente, o trabalho executado por elas tem ajudado nos bons resultados. “A atuação competente, decisiva e majoritária das mulheres tem sido fundamental para o índice de praticamente 100% de aprovação do programa desde a sua criação, há 18 anos”, afirma Tânia, destacando que a principal missão do Poupatempo é oferecer serviços públicos com eficiência, qualidade, rapidez e sem privilégios. “O cidadão está sempre acima de tudo”, diz a superintendente.

Representatividade

A colaboradora mais idosa do Poupatempo é a voluntária Clarisse Mendonça Aun, que trabalha no programa Escreve Cartas da unidade Santo Amaro. Ela dedica duas horas por semana a escrever cartas ou preencher formulários para pessoas que não sabem ler e escrever. A colaboradora mais jovem é Samara Guimarães da Silva, de 15 anos, que ocupa uma vaga de aprendiz na unidade de Guaratinguetá, inaugurada em janeiro deste ano.

Do Portal do Governo do Estado