Mulheres que inspiram: conheça o trabalho de uma cientista

Série de reportagens mostra a história de mulheres em diversas profissões

seg, 21/03/2016 - 8h32 | Do Portal do Governo



A pesquisadora Ana Marisa Chudzinski Tavassi sempre soube o que queria fazer profissionalmente. “Eu sabia desde muito pequena, porque meu objetivo era produzir, fazer medicamentos, sempre soube disso”, conta a profissional que é diretora do laboratório de bioquímica e biofísica do Instituto Butantan, principal produtor de imunobiológicos do Brasil.

Mulheres que inspiram: conheça o trabalho de uma perita criminal

Ana é uma das mulheres que atuam em equipamentos do Governo do Estado de São Paulo. Ela coordena a pesquisa para criar um medicamento contra o câncer a partir da saliva do carrapato-estrela. “A minha linha aqui é bioquímica, biologia molecular, que é muito grande, dá para fazer muita coisa. Um grande objetivo nosso é encontrar moléculas a partir de produtos da biodiversidade, pode ser veneno, secreções de animais que possam ter uma aplicação para o desenvolvimento de algum fármaco”, explica a profissional.

O que motiva Ana é “ter realmente agora, nesse momento, criado condições aqui no Brasil. Foram 10 anos de trabalho para isso. O meu objetivo como pesquisadora sempre foi isso. Não tem motivo nenhum, para mim, pesquisar alguma coisa que eu não imagine que vá servir para o bem-estar de alguém.”

Do Portal do Governo do Estado