Mulheres podem fazer mamografia gratuita

Mutirão da Mamografia, que acontece dia 30, abre inscrições hoje, 6

qua, 06/05/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

A partir desta quarta, 6, mulheres com 40 anos ou mais podem se inscrever no “Mutirão da Mamografia”, que acontece dia 30, para fazer o exame gratuitamente em todo o Estado. A inscrição vai até o dia 15.

Para participar da campanha, basta agendar por telefone horário na unidade em que a paciente deseja ser atendida.  Se não houver mais vagas disponíveis na unidade, a paciente poderá realizar a mamografia em qualquer outro hospital participante do mutirão. Participam da ação mais de 300 estabelecimentos públicos e particulares, em 144 municípios. Todas as unidades participantes terão identificação.  

As mulheres serão atendidas primeiramente no dia 30, mas quem não conseguir nessa data, será atendida em até dez dias. Após o resultado do exame de mamografia, a paciente receberá acompanhamento médico até o diagnóstico preciso do caso. A secretaria pretende atender mais de 200 mil pessoas.

É preciso que a mulher tenha um pedido médico do exame emitido pela saúde pública ou por um médico particular.

Segundo a Fundação Oncocentro de São Paulo, a principal função da mamografia é detectar alterações em tecidos, músculos e glândulas das mamas, como o câncer mamário, que pode ser curado em até 90% das incidências, caso seja tratado na fase inicial.

Esta é uma iniciativa do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria, lançado em 2007 pelo governador José Serra e pelo secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
 
As mulheres que tiverem qualquer dúvida sobre o mutirão podem ligar para a Ouvidoria da secretaria nos telefones 150 (somente para a capital); ou (11) 3066-8359, 3066-8684, 3066-8349 e 3066-8065 (Grande São Paulo e interior); ou, ainda, diretamente nos Departamentos Regionais de Saúde da sua região.

Da Secretaria da Saúde