Mulheres entram em Campo no 5º Campeonato Paulista de Futebol Feminino

Neste sábado, 26 de abril, a disputa será entre as equipes do Corinthians e Juventus

sex, 25/04/2008 - 18h01 | Do Portal do Governo

A bola da vez é o futebol feminino. O Campeonato Paulista está na 5ª edição e conta com 18 equipes de jogadoras profissionais. Desde o lançamento, em 6 de abril, já foram realizadas, 16 partidas.

Na última segunda-feira, 21 de abril, foi a vez do Corinthians e do Paulista mostrarem seus passes no Estádio Nacional. O jogo televisionado fechou em 5 para o Corinthians e 2 para o Paulista. Destes jogos é que surgem nossos talentos para Pequim. Aproximadamente 70% da seleção brasileira feminina de futebol, que se classificou para Pequim no sábado passado com goleada de 5 a 1 no Gana,  vem deste tipo de campeonato.

Neste sábado, 26 de abril, é a vez das equipes do Corinthians e Juventus entrarem em campo.

O futebol feminino tenta há algum tempo ganhar a mesma força e o respeito do prestigiado futebol masculino brasileiro. No entanto, a modalidade precisava de uma força, que veio pela parceria entre a Federação Paulista de Futebol, já com grande credibilidade no meio, e a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo de São Paulo (Selt) que, ao longo desses cinco anos de Campeonato, vem se empenhando ao máximo para que as meninas, finalmente, brilhem com a bola no pé.  

Este é o campeonato regional com mais visibilidade e maior duração. O Paulista feminino será encerrado no dia 29 de novembro. No Rio de Janeiro, por exemplo, o campeonato conta com 12 equipes e tem duração de uma semana.

O técnico da Secretaria e coordenador do campeonato, Luiz Hilário, já foi jogador profissional e explica porque o futebol feminino é tão especial. “O futebol feminino tem no seu jogo uma essência às vezes esquecida no futebol masculino profissional. Na disputa por um título utiliza malícias, como faltas, para atingir o seu objetivo. No gramado as jogadoras querem é jogar futebol”, ressaltou.

No final do campeonato, elas terão medalhas e troféus para as equipes  campeã e vice-campeã, iguais aos do campeonato paulista masculino.

Serviço:

Corinthians X Juventus

Data: Sábado, 26 de abril, às 10h

Local:  Estádio de Futebol no Clube Atlético Juventus – rua Javari, 117, Moóca – São Paulo/SP.

Da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo

(C.C.)