“Mulheres de Peito” realizará exames de mamografia em Diadema

Carreta-móvel permanecerá 30 dias na cidade. Ela percorrerá diversos municípios paulistas, incluindo locais distantes, oferecendo gratuitamente o exame

qua, 05/02/2014 - 15h48 | Do Portal do Governo

Para incentivar mulheres entre 50 e 69 anos de idade a realizarem exames preventivos de mamografia, chegou a Diadema nesta quarta-feira, 5, uma carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, que permanecerá por 30 dias na cidade. O caminhão adaptado percorrerá diversos municípios paulistas, incluindo locais distantes, oferecendo o exame gratuitamente.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

“Esse é um programa inédito, o primeiro do país, possibilitando a todas as mulheres, entre 50 e 69 anos, independentemente do pedido médico, realizar a mamografia. O serviço já faz tudo. Tem o laudo em 48 horas, se estiver normal, só volta daqui a dois anos, mas se tiver algum problema, é feita, no mesmo local, a ultrassonografia e a biópsia, encaminhando para o tratamento adequado”, disse o governador Geraldo Alckmin.

LEIA TAMBÉM
Mulheres de 50 a 69 anos poderão realizar mamografia gratuita sem pedido médico
Região do ABCD recebe pacote de benefícios para a saúde

photonews

Mulheres entre 50 e 69 anos não precisam de pedido médico para realizar o exame. Mulheres abaixo desta faixa etária também podem realizar o exame, mas somente com pedido médico, emitido tanto pela rede pública de saúde, quanto pela particular. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h e, aos sábados, das 9h às 13h.

Até março, outra carreta deverá chegar a Santo André, e a previsão é que cerca de 60 mil exames de mamografia a mais sejam realizadas por ano, com investimento de R$ 14 milhões. As carretas possuem 15 metros de comprimento e 4,10 metros de altura. São equipadas com mamógrafo, aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite e computadores.

Rede Lucy Montoro e saúde masculina

Alckmin ainda comentou a instalação de uma unidade da Rede Lucy Montoro em Diadema. “Será instalada no segundo andar do ‘Quarteirão da Saúde’ e vai ser importante para a fisiatria, fisioterapia e reabilitação de pessoas com deficiência, pós operatório, pessoas de idade, mobilidade reduzida, quem teve AVC ou sofreu acidente, ter a melhor qualidade. [Terá] a melhor tecnologia e os mais modernos equipamentos para a sua recuperação”, disse.

O governador também revelou que o Governo do Estado deverá lançar, em breve, um programa voltado à saúde masculina. “O próximo programa a ser lançado é para a saúde dos homens, o programa “Filho que ama, leva o pai no AME”, para cuidar também da saúde masculina, oferecendo toda a possibilidade de exames, detecção precoce do câncer de próstata e outras doenças que afetam mais os homens”, completou.

Do Portal do Governo do Estado