Mulheres de Peito: Faça mamografia gratuita em todo Estado

Programa da Secretaria de Estado da Saúde oferece atendimento complementar de rastreamento do câncer através do 0800

qui, 19/07/2018 - 12h27 | Do Portal do Governo

Desde 2014, o Governo do Estado de São Paulo conta com um programa essencial para o diagnóstico de câncer de mama. O “Mulheres de Peito” tem como objetivo conscientizar mulheres sobre os riscos da doença, assim como facilitar o acesso aos exames preventivos.

Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos de idade podem realizar mamografias, de forma gratuita e sem necessidade de pedido médico, a cada dois anos na rede pública.

A iniciativa é fundamental para que a doença seja detectada precocemente, sobretudo, em fases em que a paciente não apresenta nenhum sintoma. A ideia, dessa forma, é conseguir cada vez mais reduzir os índices de mortalidade da doença mais temida entre as mulheres.

Carretas ‘Mulheres de Peito’

O programa conta com quatro carretas que percorrem as estradas paulistas a gim de levar toda a estrutura necessária para a realização dos exames preventivos. Todas elas possuem uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos, além de um médico ultrassonagrafista.

As unidades geralmente se instalam em lugares estratégicos dos municípios para receber até 50 mulheres por dia. As imagens captadas são encaminhadas ao Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi) e o resultado sai em até 48h.

Geralmente, funcionam de segunda à sexta-feira, das 09h às 18h, e aos sábados, das 09h às 13h, exceto feriados.

0800

O programa também oferece um serviço complementar de rastreamento do câncer. Mulheres com idades entre 50 e 69 anos podem agendar os exames em um dos 300 serviços com mamógrafos espalhados por todo Estado.

Através do telefone 0800 779 0000, o serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para este agendamento é importante que a paciente tenha em mãos o número do cartão SUS, endereço, telefone, data de nascimento e nome completo dos pais.

Caso seja detectado alguma alteração nos exames realizados nas carretas ou nos serviços agendados pelo telefone, a paciente será encaminhada para acompanhamento e tratamento em unidades da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais próximo de sua residência.