Mulheres de 50 a 69 anos poderão realizar mamografia gratuita sem pedido médico

Programa pioneiro, "Mulheres de Peito" tem como principal objetivo a detecção precoce do câncer de mama.

qua, 05/03/2014 - 13h49 | Do Portal do Governo

Mulheres paulistas com idade entre 50 e 69 anos já podem realizar, gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), exames de mamografia no mês em que comemoram aniversário, sem a necessidade de apresentar pedido médico. Intitulado “Mulheres de Peito” o programa pioneiro tem como principal objetivo a detecção precoce do câncer de mama.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr 

O atendimento está disponível em todo o Estado, em mais de 300 serviços de saúde com mamógrafo, como AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), hospitais do Estado e clínicas conveniadas. Estima-se que 12 mil mamografias a mais serão feitas por mês na rede estadual de saúde. Para agendar o exame, as mulheres deverão entrar em contato com um call center no mês em que aniversariam. Para fazer o agendamento da mamografia basta ligar para o central de atendimento da Secretaria da Saúde, pelo número 0800-779-0000. O serviço telefônico estará disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às17h.

Critérios de agendamento

Para agendar a mamografia gratuita e sem apresentação de pedido médico, alguns critérios devem ser seguidos. Em 2014 serão beneficiadas as mulheres que nasceram em anos pares. Como a recomendação é para o mês de aniversário de cada mulher, as aniversariantes de janeiro poderão realizar os exames neste mês de fevereiro também. Mulheres nascidas em ano ímpar contarão com o benefício do Programa no ano que vem, também no mês do aniversário.

No entanto, mulheres que nasceram em ano ímpar e que estejam há mais de dois anos sem fazer o exame de mamografia poderão fazer o pedido também neste ano de 2014, pelo “Mulheres de Peito”. A previsão é de que o exame seja feito no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, em até 45 dias após a solicitação ter sido realizada.

Do Portal do Governo do Estado