Mulheres com câncer vivem dia de modelo

Pacientes do Icesp fizeram desfile de lenços e participaram de ensaio fotográfico

sex, 30/03/2012 - 20h10 | Do Portal do Governo

“Vamos parar com esse preconceito bobo de atrelar o câncer à morte. Vamos viver, pois é maravilhoso!”. O entusiasmo de Silvana Paula Andrade de Matos, paciente do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), resume bem o clima do desfile de lenços realizado na manhã desta sexta-feira, 30, com 15 mulheres pacientes do Icesp. “Desde que descobri que tinha câncer de mama, em 2008, nunca deixei de passar o meu batom”, diz ela.

Trabalhar a auto-estima das pacientes foi o principal objetivo do evento, que teve ainda uma contação de histórias elaboradas pelo escritor e voluntário Giba Pedroza a partir de lembranças de infância das próprias mulheres. A coordenadora de humanização do Icesp, Maria Helena Sponton, destaca a importância de eventos como esse: “quando trabalhamos a questão da auto-estima, é comprovado cientificamente que melhora a adesão ao tratamento, que a vida se torna um pouco melhor e que isso aumenta as chances de cura”.

Na plateia estavam os médicos e as família das modelos. Para muitas, o desfile simbolizou a força na luta contra o câncer, como aconteceu com Yasuko Marumoto. “Esse evento é maravilhoso pra gente que está passando por um processo delicado, pois enfrentamos tudo com muita coragem e não ficamos pra baixo. Confiamos que existe a cura para essa doença”, conta.

Todas estavam maquiadas e usavam joias cedidas por parceiros do Instituto especialmente para o evento. Uma das modelos de primeira viagem, Sônia Salles Maruccio acredita que a manutenção da vaidade pode ajudar no tratamento: “temos alguns recursos, como os lenços e a maquiagem, e a mulher precisa aproveitá-los para enfrentar tudo isso da melhor forma possível. Esse incentivo é fundamental, pois se a mulher está hesitante [sobre o tratamento], pode decidir com um estímulo como esse”. 

As 15 pacientes que participaram do desfile protagonizaram um ensaio fotográfico e serão presenteadas com o melhor clique de cada uma. Além disso, ganharam dois lenços e um pequeno guia para utilização do acessório. Referência na humanização do tratamento conra o câncer, o Icesp tem 72 ações nesse sentido, desenvolvidas por diversas áreas do Instituto. “Todas as ações são em prol da melhora da assistência do nosso paciente, do respeito e da ética, para atender da melhor forma possível”, pondera Maria Helena.

Do Portal do Governo do Estado