Mulheres com câncer desfilam no Hospital Pérola Byington

Evento tem como objetivo elevar auto-estima das pacientes

sáb, 26/09/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

A rotina de modelos tornou-se realidade para 20 pacientes em tratamento no Hospital Estadual Pérola Byington, da Secretaria da Saúde. Elas foram as estrelas do “Desfile da Primavera”, realizado nesta sexta-feira, 25, no próprio hospital.

“A rotina hospitalar fere gravemente a imagem que essas mulheres têm de si mesmas. A oportunidade de estrelar um desfile de moda mostra às pacientes que ainda há muito pelo que festejar”, afirma o diretor do hospital, Luiz Henrique Gebrin.

O evento, que está na sua quinta edição, teve como objetivo elevar a auto-estima das pacientes que lutam contra doenças graves, entre elas o câncer. Perda de cabelo, emagrecimento, mudança no tom de pele são alguns dos reflexos que a medicação traz.

“Elas se vêem despojadas de toda sua feminilidade e isso piora ainda mais o seu quadro geral, diminuindo a eficácia do tratamento. Diante disso, começamos a desenvolver atividades para resgatar esses elementos característicos do universo feminino”, diz Gebrin.

Para poder participar do desfile as “modelos” tiveram que se dedicar. Desde o início de agosto elas participam de quatro horas de ensaios semanais sob a supervisão de uma profissional, a modelo Dalva Ferrari.

Da Secretaria de Saúde