Mudança de hábito reduz mortalidade de cardíacos em 93%

Levantamento da Secretaria da Saúde foi realizado no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André

dom, 30/03/2008 - 16h50 | Do Portal do Governo

Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde aponta que o incentivo a mudanças de hábitos, atrelado ao acompanhamente médico, pode diminuir em 93% a taxa de mortalidade por doença cardíaca. O estudo foi realizado no Laboratório de Insuficiência Cardíaca Congestiva (LICC) do Hospital Estadual Mario Covas, em Santo André.

A Insuficiência Cardíaca Congestiva mata aproximadamente metade das pessoas diagnosticadas com este tipo de insuficiência cardíaca. Mas no Mário Covas, em quatro anos, apenas quatro dos 120 pacientes faleceram em decorrência da doença.

Além de apresentar taxa de mortalidade menor, o número de internações também caiu consideravelmente após o início do acompanhamento dos pacientes no ambulatório especializado. 

Causada geralmente por pressão alta e doenças coronárias que ocasionam o crescimento do coração, a Insuficiência Cardíaca Congestiva tem um forte caráter debilitante. “Na medida em que o coração perde sua capacidade funcional, o doente se vê impossibilitado de realizar uma série de atividades cotidianas como limpar a casa ou caminhar distâncias maiores. Sem falar na impossibilidade de trabalhar. O laboratório age exatamente neste ponto, devolvendo as pessoas para suas rotinas”, afirma o coordenador do laboratório, José Luiz Aziz.

Apoiado nas mudanças de comportamento (veja dicas abaixo), na realização de atividades físicas e no acompanhamento psicológico, o LICC possui uma equipe multidisciplinar que oferece atenção plena as inúmeras debilidades geradas pela Insuficiência Cardíaca Congestiva. 

Os pacientes são acompanhados por seis meses. Durante este período eles fazem três sessões semanais de exercícios acompanhados por fisioterapeutas e educadores físicos. Além disso, há reuniões em grupo semanais com psicólogos para ajudá-los a lidar melhor com as limitações impostas pela doença. Outro ponto forte do tratamento são as aulas mensais sobre temas relacionados à insuficiência abertas as famílias.

“O atendimento oferecido pelo laboratório age em conjunto com o tratamento oferecido pelo cardiologista. Nosso objetivo é tratar, justamente, pontos onde os remédios não fazem efeito. Nossa missão é devolver estas pessoas à comunidade e possibilitar que elas levem uma vida normal”, completa Aziz.

O Hospital Estadual Mario Covas fica na rua Dr. Henrique Calderazzo, 321 – Bairro Paraíso. Santo André.

Atitudes simples que podem significar melhoria na qualidade de vida de doentes cardíacos:

• Praticar exercícios regularmente

• Seguir uma dieta rica em cereais integrais e carnes magras

• Dormir pelo menos oito horas todas as noites

• Diminuir o consumo de álcool

• Consultar um médico periodicamente

• Controlar a taxa de colesterol

• Controlar a pressão arterial

• Parar de fumar

Da Secretaria da Saúde

(L.F.)