Movimento Brasil Competitivo faz diagnóstico das cobranças e arrecadações do Estado

Acordo de cooperação tem objetivo de analisar e aperfeiçoar dinâmica de arrecadação e recuperação de créditos da Fazenda e da Procuradoria Geral

qua, 23/11/2016 - 17h01 | Do Portal do Governo

O Movimento Brasil Competitivo (MBC) vai iniciar um trabalho de diagnóstico para aprimorar os processos de arrecadação, recuperação de créditos e gestão de serviços da Secretaria da Fazenda e da Procuradoria Geral do Estado (PGE). O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quarta-feira (23) a autorização durante reunião no Hotel Unique, em São Paulo.

“Uma parceria super importante. Nós vamos poder avançar mais ainda nas questões judiciais , políticas e no trabalho conjunto em benefício da nossa população,” explicou o governador.

O acordo de cooperação com o MBC, organização da sociedade civil reconhecida por fomentar e implantar projetos para excelência de gestão, qualidade e competitividade nos setores público e privado, deverá auxiliar a Secretaria da Fazenda e a PGE a potencializar práticas de gestão e desenvolver novas metodologias e ferramentas para aumentar a eficiência e eficácia de seus processos e serviços.

O primeiro diagnóstico a ser realizado será sobre os processos de cobrança e de arrecadação dos dois órgãos. A intenção é, a partir da análise do atual cenário, identificar oportunidades que possam aperfeiçoar essa dinâmica e trazer benefícios tanto para o Governo do Estado quanto para cidadãos e contribuintes.

O trabalho será desenvolvido em três etapas:
Coleta de dados: levantamento de dados, detalhamento e alinhamento de expectativas;

Mapeamento: desenho dos processos atuais, comparação com melhores práticas e análise de potencial de oportunidades identificadas;

Comunicação de resultados: elaboração de relatório conclusivo apontando oportunidades identificadas para aprimoramento da situação atual diagnosticada.

O acordo de cooperação não envolve a transferência de recursos financeiros. A Secretaria da Fazenda e a PGE disponibilizarão todas as informações necessárias e supervisionarão as atividades do MBC que no prazo de um ano deverá apontar as melhorias necessárias para que ambos os órgãos possam fortalecer o potencial de seus processos de arrecadação e recuperação de créditos.

Do Portal do Governo do Estado