Motoristas profissionais de SP não terão de realizar exame toxicológico para CNH

A pedido do Detran.SP, estado ingressou com uma ação na Justiça e conseguiu autorização prévia para não condicionar a concessão da CNH ao teste

qua, 30/12/2015 - 13h01 | Do Portal do Governo

Os motoristas do Estado de São Paulo não terão de realizar o exame toxicológico para renovar ou obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E a partir de 1º de janeiro, como prevê a resolução 529 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A pedido do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), o estado de São Paulo ingressou com uma ação na Justiça contra a medida e conseguiu autorização prévia (tutela antecipada) para não condicionar a concessão da CNH ao teste. O processo continua em curso na Justiça Federal – 9ª Vara Cível da Capital de São Paulo.

“O Detran.SP é favorável a medidas que reduzam os acidentes e, consequentemente, aumentem a segurança no trânsito. Mas, diante da falta de comprovação da eficiência do exame toxicológico proposto pela atual legislação federal, é contra essa obrigatoriedade no processo de habilitação. Seria mais eficiente um exame realizado na própria via, o que comprovaria que o condutor realmente dirige sob efeito de drogas”, afirma Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran.SP.

As informações são do Portal do Detran.SP

Do Portal do Governo do Estado