Mostra traz obras de pacientes do Complexo Hospitalar do Juqueri

Exposição, no Palácio do Horto, tem início neste sábado

sex, 29/01/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Palácio do Horto, na zona norte da capital, apresenta a partir deste sábado, 30, a exposição “Zonas de Contato”, que exibe obras de pacientes-artistas do Complexo Hospitalar do Juqueri, ligados a extinta Escola Livre de Artes Plásticas, que foi criada por em 1949. A exposição estará aberta para visitações até o dia 28 de março.

A mostra, com curadoria de Ana Cristina Carvalho e Enock Sacramento, compõe-se de 59 obras dos pacientes-artistas Aurora Cursino, Antonio Magon e Ioitiro Akaba. Os trabalhos reunidos nesta mostra são inéditos em sua maioria e têm a intenção de valorizar o legado artístico desse período da história do centenário Juqueri, revelando a fantástica qualidade artística que pode ser comparada a de muitos dos grandes artistas de sua geração.

A curadora Ana Cristina destaca que foi no início da década de 1920 que os pacientes-artistas do Juqueri iniciaram seus trabalhos artísticos, orientados pelo trabalho terapêutico do psiquiatra e crítico de arte Osório César.

Osório César promoveu muitas exposições dos pacientes-artistas do Juquery em Paris e em São Paulo na década de 1950. Em 1981, a arte produzida por eles foi considerada Arte Incomum na XVI Bienal de São Paulo, e seis anos depois 100 obras foram reunidas pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP)

Serviço

Palácio do Horto – Rua do Horto, 931 – Horto Florestal – SP
Horário de visita: De 4ª a domingo, das 9h às 15h, de hora em hora
Grupos a partir de 10 pessoas: agendamento prévio – www.acervo.sp.gov.br
Informações: monitoria@sp.gov.br
Fone: (11)2193-8282

Do Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo