Mostra sobre Império Romano é destaque da Terça Grátis

Exposição que vai até o dia 22 de março no Masp apresenta acervo inédito vindo da Itália

ter, 20/03/2012 - 8h20 | Do Portal do Governo

Recontar a trajetória do povo romano e dos seus imperadores por meio da arte, arquitetura, cerimônias de poder, vida cotidiana, célebres conquistas e da riqueza do Império são alguns desafios da exposição “Roma – A Vida e os Imperadores” em cartaz Museu de Arte de São Paulo (Masp), até a próxima quinta-feira 22. Nesta terça, o público pode visitar esta mostra sem pagar nada, no projeto Terça Grátis.

Os visitantes terão a oportunidade de ver de perto um acervo que saiu da Itália pela primeira vez, vindo de importantes instituições como o Museu Arqueológico Nacional de Florença, o Museu Nacional Romano, o Museu Nacional de Nápoles, o Antiquário de Pompeia, o Museu Arqueológico de Fiesole e a Galeria Uffizi. Um dos destaques é o ponto de vista do exercício do poder e das diferentes personalidades dos imperadores de Roma. “Augusto, por exemplo, foi o modelo de respeito pela tradição; ao contrário de Nero, que quebrou todas as regras e fez do seu papel imperial um símbolo de tirania e crueldade”, explica Guido Clemente, professor de História Romana da Universidade de Florença e curador da mostra.

Serviço:

Roma – A Vida e os Imperadores
Local: Galeria Clemente de Faria, 1 e 2 subsolos do MASP (Av. Paulista, 1578).
Período:
Até 22 de abrilHorários: Terças a domingos e feriados, das 11h às 18h. Quintas-feiras das 11h às 20h. A bilheteria fecha sempre 30 minutos antes.Ingressos: Às terças, entrada franca; R$ 15,00 nos demais dias. Estudantes, professores e aposentados com comprovantes pagam R$7,00. Visitantes até 10 anos e acima de 60 anos de idade tem entrada gratuita.

Do Portal do Governo do Estado