Mostra Rosa dos Ventos fica até setembro no Palácio Boa Vista

Obras do barroco luso-brasileiro e do período colonial compõem a exposição

qui, 07/07/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Organizada pelos curadores Maria Alice Milliet e Dalton Sala, a mostra Rosa dos Ventos – Arte Colonial no Acervo dos Palácios do Governo já pode ser visitada desde quarta-feira, 6, no Palácio Boa Vista, residência oficial de inverno do Governador de São Paulo, em Campos do Jordão.

A exposição, que acontece até 18 de setembro, é composta por obras do período colonial dos séculos XVI ao XVIII, entre elas, mobiliários, talhas, pinturas, objetos de porcelana. O evento é promovido pela Curadoria do Acervo Artístico e Cultural dos Palácios, órgão vinculado à secretaria da Casa Civil.

A curadora do Acervo, Ana Cristina Carvalho, explica que a coleção foi formada a partir de aquisições na primeira metade do século XX e complementada na década de 70. As imagens e pinturas mais antigas são provenientes do Palácio dos Campos Elíseos.

Na época, foi constituído um grupo de especialistas para indicar obras relevantes que pudessem formar uma expressiva coleção para o Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e o Boa Vista, em Campos do Jordão”, explica a curadora.

Nesta exposição, há obras que caracterizam o barroco luso-brasileiro como, por exemplo, a pintura do artista plástico mineiro, Manuel da Costa Ataíde, “A Flagelação de Cristo”.  Peças de arte sacra, como, algumas credencias -pequenas mesas onde se colocam o cálice e os demais apetrechos usados na celebração de missas-, um banco de sacristia e anjos tocheiros também fazem parte da exposição.

Serviço
Mostra Rosa dos Ventos – Arte Colonial no Acervo dos Palácios do Governo
Data: 6 de julho a 18 de setembro de 2011
Horário: das 10h às 12h e das 14h às 17h – De quarta-feira a domingo e feriados
Local: Av. Adhemar de Barros, 3.001, Campos do Jordão-SP
Entrada: Gratuita
Informações e Agendamento: Pabx (12) 3668-9700 e (12) 3662-1122

Do Acervo dos Palácios do Governo