Mostra O Japão Daqui homenageia centenário de imigração japonesa

Exposição acontece simultaneamente no Museu da Língua Portuguesa e em estações do Metrô

seg, 19/05/2008 - 21h16 | Do Portal do Governo

O Governador José Serra participou na noite desta segunda-feira, 19, no Museu da Língua Portuguesa, da abertura oficial da exposição “O Japão Daqui” mostra interativa que homenageia o centenário da imigração japonesa no Brasil. Fruto da parceria entre a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitano, a Secretaria de Estado da Cultura e da Editora Abril, a exposição acontece simultaneamente no Museu e nas estações Sé, Clínicas e Liberdade do Metrô.

“Nos temos promovido uma intensa e extensa comemoração. Ao todo, são 100 projetos que o governo do estado vem desenvolvendo com diferentes parcerias para comemorar o centenário de imigração japonesa no Brasil”, lembrou o governador José Serra na cerimônia de abertura da exposição. “Temos o projeto Viva Japão da Secretaria da Educação, o trabalho do Memorial do Imigrante, exposições de arte no Palácio dos Bandeirantes e até um festival de cinema”, exemplificou Serra.

Homenagem

A exposição tem como principal objetivo fazer com que os visitantes interajam com as instalações e descubram os resultados da mistura de duas culturas tão distintas.

No Museu da Língua Portuguesa, O Japão Daqui acontece por meio de grandes cilindros temáticos que funcionam como cabines para experiências interativas que ilustram a presença da cultura nipônica na vida dos brasileiros e evidenciam a integração dos dois países.

O Cilindro Comida, por exemplo, consiste numa grande mesa giratória de sabores, onde se pode conhecer os ingredientes culinários trazidos pelos japoneses e que foram incorporados ao cardápio brasileiro (acelga, maçã fuji, morango). O visitante também terá a oportunidade de conhecer os alimentos consumidos cotidianamente pelos descendentes nipônicos.

Entre outras instalações, a Árvore dos Desejos também será montada no Museu para celebrar a tradição japonesa de se pendurar papeizinhos com pedidos em uma árvore de bambus, em comemoração ao Tanabata, o Festival das Estrelas.

SERVIÇO

Onde: A exposição acontece simultaneamente no Museu da Língua Portuguesa e nas estações Clínicas, Liberdade e Sé do Metrô.

Museu da Língua Portuguesa: Praça da Luz, s/ nº, na Estação da Luz; andar térreo.

Quando: até 29 de junho.

Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h, (museu); e de segunda a domingo, das 5h30 à 0h (estações do metrô).

A entrada é gratuita.

Mariana Garbin

(I.P.)