Mostra no Jardim Botânico reúne fotos do litoral e da Mata Atlântica

Exposição de fotografias comemora o Ano Internacional do Planeta Terra

dom, 23/09/2007 - 11h04 | Do Portal do Governo

Quem quiser apreciar imagens inusitadas de animais, plantas e paisagens, enfocando o litoral, tem até o dia 30 de setembro próximo para visitar a exposição “A percepção do olhar na fotografia da natureza”, com trabalhos de Du, Palê e Zé Zuppani, no Jardim Botânico de São Paulo, na Avenida Miguel Stéfano, 3.031, no Bairro da Água Funda, na Zona Sul da Capital. A mostra permanece aberta de quarta a domingo, das 9 às 17 horas. Mais informações poderão ser obtidas no endereço www.ibot.sp.gov.br.

A exposição, em comemoração ao Ano Internacional do Planeta Terra, reúne o trabalho de vários anos da família Zuppani, cujo interesse converge na arte de fotografar detalhes e belezas naturais. Para os amantes da natureza ou mesmo para aqueles que têm interesse em conhecer um pouco das relações socioambientais, a exposição proporciona um momento de reflexão e apreciação. Nas imagens, o observador poderá ver paisagens, animais, pássaros, insetos em detalhes macros e micros da natureza transmitidos através do olhar de uma família de fotógrafos.

Cada um dos profissionais tem seu estilo. Além de fotógrafo, Du Zuppani é arquiteto, trabalha com ecopaisagismo e é professor universitário. Suas imagens já foram publicadas em vários veículos de comunicação e estiveram presente em diversas exposições. Participa de várias pesquisas fotográficas ambientais, em diferentes ecossistemas do planeta.

Palê Zuppani estudou Relações Internacionais e hoje viaja pelo litoral brasileiro em busca de novas imagens e percepções. Palê afirma que parece que tudo acontece ao mesmo tempo quando está fotografando: os momentos, os sentimentos, os aprendizados, as mudanças, a vida. “E quando vejo, sinto, aprendo, mudo, vivo, enfim, surge em mim uma vontade de transmissão, e nesse mesmo tempo meu olhar atravessa a lente e tiro uma foto. Cada foto tem sua história”, conta ele.

Zé Zuppani teve uma infância e juventude de intensa relação com o mar e a Mata Atlântica, na região de Bertioga, na Baixada Santista, criando em seu imaginário a idéia de um mundo vivo e cercado de belezas, onde o prazer de pisar na areia da praia, entrar no mar e surfar, completava a felicidade. Em conjunto com suas raízes do interior de São Paulo, carrega consigo uma paixão pela germinação, crescimento e existência dos vegetais. Desde sua infância teve contato com a musica, por meio de aulas e da descoberta do prazer de ouvir um bom som.

Essas experiências individuais se encontram nessa mostra coletiva, onde os diferentes caminhos se encontram e se concretizam no trabalho cuidadoso e delicado desses profissionais. 

Wanda Carrilho 

 Secretaria Estadual do Meio Ambiente

(I.P.)