Mostra na USP exibe réplicas de fósseis em instalação sobre evolução humana

Aberta ao público, exibição na Universidade de São Paulo tem réplicas de seis hominínios e um painel com uma linha do tempo

qua, 11/03/2020 - 19h51 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Nelson Niero Neto/IEA-USP

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) inaugurou, em 27 de fevereiro, a exposição “Ocupação Hominínia”, sobre o processo evolutivo humano. Aberta ao público, a mostra tem réplicas de seis hominínios e um painel com uma linha do tempo que resume a evolução da nossa espécie.

Hominínio é a expressão usada para identificar uma subtribo de primatas hominídeos cujo único sobrevivente é a espécie humana. Viabilizada com recursos do IEA, a instalação tem como organizador e curador o paleoantropólogo Walter Neves, professor aposentado do Instituto de Biociências da USP. As peças foram produzidas pelo paleoartista Rogério Corrêa de Souza.

Os hominínios expostos são: Sahelanthropus tchadensis (viveu entre 6 e 7 milhões de anos atrás), Australopithecus afarensis (viveu entre 3,9 e 2,9 milhões de anos atrás), Homo habilis (viveu entre 2,6 e 1,5 milhões de anos atrás), Homo erectus (viveu entre 1,89 milhão e 100 mil anos atrás), Homo neanderthalensis (viveu entre 200 mil e 30 mil anos atrás) e o Homo sapiens (surgiu há 200 mil anos).

Entre todas as réplicas, o mais antigo ancestral humano é o Sahelanthropus tchadensis, cujo fóssil foi encontrado em 2001 no Chade, na África. O painel da linhagem evolutiva é uma adaptação do painel Hominid Evolutionary Tree, do Museu de História Natural de Londres, na Inglaterra, e resume 7 milhões de anos de evolução.

A instalação é gratuita e aberta ao público. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, no prédio do IEA (localizado na Rua da Praça do Relógio, 109 – Térreo – Cidade Universitária – São Paulo).